Plantão Policial

Quatro são presos por ataques de vandalismo à ônibus em Cuiabá

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) identificou e prendeu na manhã desta quinta-feira (29), os autores dos ataques aos ônibus da empresa Norte Sul, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. Foram quatro prisões, sendo que dois dos acusados são menores de idade.

Os dois adolescentes de 17 anos, A.F.O e G.M.S.A, foram apreendidos no bairro Pedra 90, próximo ao local dos incêndios praticados. 

Todos eles confessaram que cometeram o crime a mando do traficante Rubens Naldo Cândido Moreira, 25 anos, conhecido como ‘Roni’, que foi preso no bairro Parque Atalaia, em Cuiabá. No mesmo local estava outro envolvido, Luiz Wellington Gusmão de Souza, de 19 anos.

Conforme o delegado adjunto da GCCO, Diogo Santana Souza, Roni e Luiz Wellington já possuem passagem pela policia, respondendo pelo crime de homicídio e tráfico de drogas.

Segundo as unidades de inteligência das Policias, a ação está associada a atos de vandalismo como forma de ganhar destaque no meio criminoso.

“O objetivo era cometer o vandalismo e se promover no mundo do crime. No pensamento deles é que cometendo este tipo de ação, eles estariam se promovendo em meio aos criminosos, ganhando respeito”, explicou o delegado.

A imagem dos quatro autores dos ataques não foram divulgadas pela Segurança Pública com a justificativa de não atender o desejo dos presos, que era o de se promover em cima dos crimes.

Com Roni ainda foram apreendidos uma pistola calibre 380, mais de meio quilo de ácido bórico e 260 gramas de maconha.

Com os dois menores foram encontrados uma balança de precisão, utilizada principalmente para a pesagem de droga, um galão plástico vazio, utilizado para carregar o combustível utilizado no incêndio e R$ 169,00 em dinheiro.

Os quatro envolvidos no ato de vandalismo responderão pelos crimes de incêndio, roubo, dano qualificado, incêndio majorado e associação criminosa.

Os adolescentes foram encaminhados para o Ministério Público. Já Roni e Luiz Wellington foram encaminhados para a Penitenciária Central do Estado. 

Participação da população

O delegado Diogo Santana Souza destacou que a ajuda da população foi primordial para a identificação rápida dos criminosos.

“Nós recebemos inúmeras denuncias através do 190, que foram importantíssimas para nos dar o norte e resolver este caso”, destacou Souza.

Terceiro ataque 

Na tarde desta quarta-feira (28), vândalos a bordo de um carro e uma moto interceptaram mais um veículo que atende a região do bairro Pedra 90. Diferente dos outros atos de vandalismo, a ação de hoje não teve sucesso.

Conforme o delegado da GCCO este terceiro caso não teve o envolvimento dos quatro presos. “Esse episodio não tem nenhuma relação com os ataques anteriores”, afirmou

Ataques em menos de 24 horas

Em menos de 24 horas, dois ônibus da empresa Norte Sul foram incendiados O ato contra os veículos aconteceu na mesma região, um no bairro Pedro 90 e outro no Voluntários da Pátria, em Cuiabá.

A ação também foi a mesma: três homens encapuzados entraram nos veículos, mandaram todos os usuários e o motorista descerem do ônibus e atearam fogo, fugindo do local.

As ações de segunda (26) e terça-feira (27), foram investigadas pelas forças de Segurança Pública do Estado, com o apoio das agências de inteligência das Polícias Civil e Militar.

‘Vandalos’ tentam incendiar outro ônibus no bairro Pedra 90

Ônibus é incendiado, motivação pode estar ligada ao aumento da tarifa

Mais um ônibus da Norte Sul é incêndiado no Pedra 90

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em