Uma quadrilha de tráfico internacional de drogas foi desarticulada pela Polícia Federal de Mato Grosso, na manhã desta quinta-feira (29), por meio da “Operação Soberba”. Foram expedidos 44 mandados, apreendidas 218 KG de pasta base de cocaína, além de 1 Kg de cloridrato de cocaína, U$ 195 mil, R$ 34 mil, além de diversos veículos. A organização criminosa agia entre os Estados de Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, com droga obtida na Bolívia, com ramificações em Portugal e Espanha.
As investigações iniciaram há um ano, aproximadamente, com suspeitos em Cuiabá e Várzea Grande até chegarem aos municípios de Mirassol do Oeste, também em Mato Grosso, Barão dos Cocais, Inhapim, Coronel Fabriciano e Governador Valadares, em Minas Gerais, e em São Paulo, na capital e Guarulhos.
A quadrilha era financiada por um doleiro estabelecido na capital mato-grossense, que movimentava o dinheiro necessário para o funcionamento do negócio utilizando empresas de turismo de fachada em São Paulo.
Foi apurado que os intermediadores atuavam na faixa de fronteira da Bolívia e contavam com o suporte de uma advogada. Ela atuava como informante do tráfico catalogando placas de viaturas utilizadas na repressão ao crime.
Além disso, ela pleiteou a devolução de veículo utilizado para o transporte de cocaína mediante a apresentação de documento de compra e venda forjada, com data retroativa ao transporte.
A droga tinha como principal destino o Estado de Minas Gerais com ramificações em Portugal e Espanha.
Sendo assim, foram cumpridos 44 mandados, sendo 11 de prisão preventiva, dois de prisão temporária, 13 de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão nos três Estados.
A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados, além do sequestro de bens. (Com assessoria)