Mesmo com retração de 6,9% no número de automóveis novos emplacados, o Brasil se manteve como 4º maior mercado do mundo em 2014, segundo dados divulgados pela consultoria Jato Dynamics nesta quarta-feira (28).
A China continua como líder mundial disparada, com 21 milhões de unidades vendidas no ano passado – número 8,8% maior que o registrado em 2013. Os Estados Unidos avançaram 5,9% e seguem em 2º, com 16,5 milhões.
Os dois países são os maiores consumidores de carros com ampla vantagem sobre o 3º colocado, o Japão, que somou 5,5 milhões de novos emplacamentos.
Atrás do Brasil, a Alemanha cresceu 3,2% e diminuiu a diferença para apenas 67 mil carros, com um total de 3,26 milhões de unidades.
Rússia e Austrália também apresentaram queda em 2014, de 10,5% e 2,1%, respectivamente. Após forte declínio com a crise de 2008, a Espanha obteve a maior alta entre os 15 maiores mercados do mundo, com salto de 21% ante 2013.
Marcas
As duas maiores marcas em vendas tiveram leve queda no ano passado, mas mantiveram suas posições, de acordo com a Jato Dynamics. A liderança é da Toyota, com 6,3 milhões, seguida pela Volkswagen, com 6 milhões. Em 3º, a Ford teve leve alta de 0,8% para 5,4 milhões. Chevrolet, Nissan, Hyundai, Honda, Kia, Renault e Fiat completam o "Top 10", nesta ordem.
A Jato pesquisa os 27 principais mercados do mundo. Segundo outra consultoria do setor automotivo, que faz o levantamento com dados em 150 países, o grupo Volkswagen liderou pela primeira vez o mercado global, levando em conta todas as marcas que fazem parte do mesmo conglomerado.
Fonte: G1