A direção do Santa Rosa, em Cuiabá, afirmou ser improcedente a imagem publicada por diversos internautas, onde, supostamente, um paciente se deitou no chão da sala de atendimento do hospital particular por negligencia das atendentes. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira (26).
Conforme as informações divulgadas pelas redes sociais e em sites de notícia da capital, o paciente reclamava de dores e não foi atendido prontamente, porque ainda não havia liberação do plano de saúde.
Em relato ao site HiperNotícias, um segundo paciente que acompanhou o fato, disse que o homem que aparece deitado no chão foi recém operado no mesmo hospital e reclamava de dores agudas, enquanto uma equipe da recepção apenas o observava.
A informação dada por esse paciente também foi desmentida pelo hospital.
Mesmo com a pressão de familiares e de outros pacientes do hospital, o atendimento médico só foi prestado após a liberação do convênio.
Em esclarecimento, a direção do Hospital Santa Rosa afirmou que a imagem não possui procedência, “visto que o paciente deitou-se no chão propositalmente para obter atendimento antes de outros pacientes em quadros de maior gravidade, visto que na triagem ele recebeu a pulseira amarela, que segundo o Protocolo de Manchester significa pouco urgente”.
A administração disse ainda, que o paciente passou pela triagem, onde foi identificado não se tratar de um quadro grave, “não justificando, portanto, o ato de ter deitado no chão. Mesmo assim, após deitar-se a equipe do pronto atendimento o socorreu em menos de 1 minuto, sendo conduzido ao Box de atendimento médico”, afirmou o hospital, por meio de nota.
O Santa Rosa afirmou que a sua assessoria jurídica já está analisando os fatos para tomar as providências cabíveis.
Confira a nota do Hospital Santa Rosa:
"A direção do Hospital Santa Rosa esclarece que referente às imagens e uma nota divulgada por um internauta num site de notícias de Cuiabá, a qual mostrava um paciente deitado no chão, sugerindo negligência no atendimento, não possui procedência, visto que o paciente deitou-se no chão propositalmente para obter atendimento antes de outros pacientes em quadros de maior gravidade, visto que na triagem ele recebeu a pulseira amarela, que segundo o Protocolo de Manchester significa pouco urgente.
O paciente adentrou a unidade andando, feita a triagem foi diagnosticado, medicado, confirmando não se tratar de quadro grave, não justificando, portanto, o ato de ter deitado no chão. Mesmo assim, após deitar-se a equipe do pronto atendimento o socorreu em menos de 1 minuto, sendo conduzido ao Box de atendimento médico.
Com as imagens irrefutáveis, o hospital esclarece que se trata de uma inverdade que o paciente estava agonizando no chão enquanto esperava autorização do seu plano de saúde. Nas próprias imagens do internauta, ele está com a pulseira amarela, mostrando que já havia sido atendido e devidamente classificado.
O Hospital também informa que o paciente não foi submetido previamente a um procedimento cirúrgico nessa unidade de saúde, conforme noticiado.
A assessoria jurídica do Hospital Santa Rosa já está analisando os fatos para tomar as providências cabíveis."