Cidades

Centro norte de Cuiabá está sem abastecimento de água há 6 dias

Foto: Edney Rosa/ Circuito Mato Grosso

Região central de Cuiabá não tem abastecimento de água regular desde a última sexta-feira (16). O problema se agravou nesta quarta-feira (21), quando um vazamento na adutora da Companhia de Águas do Brasil (CAB) Cuiabá, próximo ao Museu da Caixa d’água Velha, na Rua Comandante Costa, Centro da Capital, foi identificado.

Proprietária da loja Nega Malluca, Clara Lucia de Souza Bueno, conta que os comerciantes da região estão recorrendo a caminhões pipa e a galões d’água mineral para não fecharem as portas. “Nos lugares que o caminhão pipa consegue chegar, são contratados pelos comerciantes, porém, em caixa d’água muito alta, a mangueira não tem pressão para chegar. Muitos comerciantes estão recorrendo aos galões de água”, explica Clara.

A comerciante ainda conta que ao entrar em contato com a distribuidora de água para o fornecimento do abastecimento através de um caminhão pipa a CAB informou que levaria até 72h e, em lugares altos, é necessário que o cliente forneça escada e alguém para ajudar nos trabalhos com caminhão.

A assessoria de imprensa da CAB informou ao Circuito Mato Grosso que o reparo na adutora da Comandante Costa já está concluído, mas o serviço total só será finalizado na noite desta quinta-feira (22). O tráfego pela região continua em meia pista até a finalização da obra.

O abastecimento total de água na região deve ser normalizado ainda nessa quinta-feira (22) à noite.

Veja nota da CAB

“O serviço para recuperação de um vazamento detectado na adutora que passa entre a Avenida Isaac Póvoas e Rua Comandante Costa está sendo finalizado. O abastecimento será liberado no início da tarde, com pressurização gradativa. Equipes da concessionária continuarão trabalhando no local para recompor a vala aberta. Com isso, o trânsito ainda permanecerá bloqueado em parte das duas vias até a conclusão do serviço. A previsão é de que o tráfego seja totalmente liberado na noite de hoje.

O reparo na adutora foi iniciado na noite de ontem após equipes da CAB localizarem o ponto exato onde houve o rompimento, serviço que demandou um período de pesquisa mais apurada, com utilização de equipamentos especiais. A adutora está localizada abaixo da galeria de drenagem e o trabalho de reparo exige cuidados específicos para execução, de forma que não atinja outros pontos da tubulação. O vazamento não aflorou à superfície, ou seja, não ficou visível, e ocasionou falta de água nessa área da cidade desde o início da semana.

Assim que detectou a necessidade de interdição das vias, a concessionária informou na quarta-feira (21) a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte para organização do bloqueio no local."

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.