O percentual de cheques devolvidos por falta de fundos voltou a subir em 2014, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (21) pela Serasa. Ao todo, foram devolvidos 15 milhões de cheques no ano passado, equivalente a 2,04% do total de cheques compensados.
É o maior patamar de devolução por falta de fundos desde 2009, quando a inadimplência com cheques atingiu 2,15%, em meio aos reflexos da crise financeira internacional.
Houve alta, também, no percentual de cheques devolvidos em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior: a taxa passou de 1,91% para 1,94%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a escalada da inflação e das taxas de juros no ano passado, aliadas à estagnação da atividade econômica, foram os fatores que impulsionaram a inadimplência com cheques no ano passado.
Estados
Apesar da alta no país, em São Paulo o percentual de cheques sem fundos ficou em 1,2%, o menor dos últimos cinco anos. Já Roraima liderou o ranking, com 11,14% de devoluções.
Entre os estados com maior inadimplência em cheques aparecem também Amapá (10,69%), Sergipe (10,11%), Piauí (9,65%) e Maranhão (8,76%).
Fonte: G1