Foto: Secom MT
Na manhã desta terça-feira (20) o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, se reuniu com os prefeitos do Estado na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e agendou uma reunião entre os 141 gestores municipais com o governador Pedro Taques (PDT), para o dia 30 de janeiro. A pauta será a reivindicação dos gestores municipais quanto ao congelamento do repasse do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
O entrave relacionado ao Fundo iniciou no final do ano passado, quando a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) conquistou na justiça uma liminar revogando a lei estadual nº 10.051/14, que determinava a partilha de 50% dos recursos do Fethab com os municípios.
Com as estradas no ápice da precariedade e sem recursos, os prefeitos começaram a pressionar o governo para que, enquanto a questão jurídica é discutida, o Estado contribuísse com a manutenção das estradas que cortas os municípios.
No encontro, Paulo Taques tratou de garantir o apoio do governo, afirmando que governador Pedro Taques irá providenciar as melhorias nas estradas e nas pontes do Estado, independente do repasse do Fethab.
“Todos nós sabemos quais são as necessidades dos municípios, inclusive as emergenciais e por isso estamos aqui para resolver, não importa se através do Fethab ou não. Essa é a determinação do governador”.
O secretário-chefe da Casa Civil lembrou aos prefeitos que a nova gestão ainda não completou 15 dias de atuação e que durante os 12 dias úteis de trabalho, a dedicação de todo secretariado tem sido intensa e todos os esforços feitos para que os problemas encontrados sejam resolvidos de forma transparente e responsável.
“Não podemos ser responsabilizados por anos de atraso e desmandos. Não somos insensíveis às críticas, por isso contamos com vocês para que juntos possamos corrigir o que for necessário. Estamos aqui para resolver dentro da legalidade o que for melhor para a população do nosso Estado, o que também sabemos que é o desejo de vocês, prefeitos”, finalizou.