Pouco mais de 24 milhões dos 284 milhões de usuários do Twitter nunca tuitaram, retuitaram ou curtiram uma mensagem publicada no microblog. As informações são da própria empresa e estão em um documento enviado à SEC (equivalente nos Estados Unidos à brasileira CVM) em 11 de janeiro.
Voltado a abordar a situação financeira da empresa, o texto também trata de aspectos técnicos. A revelação surge no tópico em que o Twitter discorre sobre suas métricas para avaliar a quantidade de pessoas reais que acessam a plataforma.
“Nós realizamos uma revisão interna de uma amostra de contas e estimamos que falsas contas ou spam representavam menos de 5% de nossos usuários ativos”, afirma o Twitter, acrescentando, entretanto, que essa projeção “não representa com precisão o número atual desse tipo de contas”, que “poderia ser maior do que o estimado”.
Como mea culpa, a companhia informa que os perfis identificados como spam são eliminados e não entram na conta dos usuários ativos e que os múltiplos perfis criados por uma única organização são contabilizados como usuários únicos.
No entanto, o motivo que infla a quantidade de membros são aplicações de desenvolvedores terceirizados. Esses programas consultam os servidores do Twitter para receber atualizações, o que faz os sistemas do microblog contar esses acessos como usuários.
Entre julho e setembro de 2014, 11,5% dos usuários do Twitter acessaram a plataforma utilizando esse tipo de aplicação. A companhia pontua, porém, que apenas 8,5% (ou seja, 24 milhões) de seus usuários acessaram o microblog com esses serviços e não executaram nenhuma ação.
A quantidade de usuários é importante para o Twitter, porque influi no valor da publicidade vendida, que é a fonte de receita da empresa. A receita com publicidade vista registrada no terceiro trimestre do ano passado foi de US$ 4,28 nos Estados Unidos e de US$ 0,84, no resto do mundo.
Fonte: G1