O secretário do Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, confirmou o desejo da Empresa de Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em reassumir a continuidade das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
“A Infraero manifestou o interesse em receber de volta a obra do aeroporto e administra-la sem a Secopa, uma vez que a secretaria será extinta. Nós teremos reuniões nos próximos dias para determinar quando isso pode ser feito e como será feito”, explicou Gustavo.
O governo do Estado, que detém a gestão do contrato com o consórcio Marechal Rondon, pleiteia junto à Infraero que ela finalize a reforma, que de acordo com seus diretores, pode ser terminada em seis meses. Já foram executados 75% da reforma.
As obras do aeroporto já deveriam ter sido entregues em agosto do ano passado, mas, mesmo após aditivos no contrato, que estenderam o prazo de conclusão e encareceu a obra, o terminal aeroportuário não foi concluído.
De acordo com a Infraero, que administra o aeroporto Marechal Rondon, a extinta Secopa e o Consórcio Marechal Rondon, formado pelas empreiteiras Engeglobal, Farol Empreendimentos e Multimetal, não vinham conseguindo cumprir com o contrato de execução da obra, e também não respondiam as notificações realizadas por ela, no qual cobrava o termo de conclusão dos serviços.
Desde o início do ano o contrato da obra do aeroporto, assim como de todas as outras obras contratadas pelo governo estadual para a Copa do Mundo, está suspenso para auditorias.
Conversas
Os secretários de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, e de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, se reuniram nesta sexta-feira (16), no Palácio Paiaguás, com diretores da Infraero para definir a gestão do contrato da reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, iniciadas em 2012.
Com as negociações já bem avançadas, tanto nas questões técnicas quanto jurídicas que envolvem o contrato com o consórcio executor da obra e o convênio com a Infraero, ficou marcada uma inspeção in loco na próxima semana com a equipe técnica do governo do Estado, Infraero e Consórcio Aeroporto Marechal Rondon para que o cronograma seja repactuado.
Obra
A obra de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon foi licitada pelo governo estadual em parceria com a Infraero por R$ 77 milhões, mas o valor final deverá chegar a R$ 115 milhões.
Os trabalhos começaram em 2013 com prazo de conclusão para dezembro daquele ano. Em 2014, parte da obra foi entregue antes da Copa do Mundo, que ocorreu em julho, e outra parte ficou prevista para ser entregue em dezembro, fato que não ocorreu.
Atualizada às 09h00