Nacional

Multa por transitar em faixa de ônibus cresce 69,5% em SP

O número de multas de trânsito cresceu 4,9% em São Paulo e 2014 e chegou a 10,6 milhões, segundo balanço divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Trata-se de um novo recorde para a cidade – em 2013, tinham sido 10,1 milhões de infrações. (Veja abaixo os motivos que geraram mais multas em 2014)

O aumento ocorreu apesar de a Prefeitura deixar de multar por falta de inspeção veicular, já que o programa foi suspenso em fevereiro de 2014. Caso esse quesito fosse excluído da comparação, o aumento total de multas na cidade no último ano teria sido de 7%.

A Secretaria Municipal de Transportes disse que ainda não têm dados referentes à arredação em 2014 e que, por isso, não pode divulgá-los.

As multas por excesso de velocidade continuaram sendo as campeãs em São Paulo. Foram 3,1 milhões, praticamente o mesmo registrado em 2013.
O aumento mais expressivo em 2014 foi em relação às multas para quem transitou em faixas exclusivas e corredores de ônibus. Nesse quesito, a cidade teve 1,2 milhão de infrações, 69,5% do que as 713,5 mil multas de 2013.

O aumento está ligado à ampliação das faixas exclusivas, aquelas localizadas à direita e que privilegiam os ônibus, permitindo o tráfego de carros apenas para o acesso a outras ruas. Segundo a SPTrans, a cidade tem hoje 459,7 km de faixas exclusivas, das quais 369,7 km foram implantadas nos últimos dois anos. A criação das faixas é uma das principais apostas da gestão Fernando Haddad (PT) para a melhoria da mobilidade na capital.

Outro tipo de serviço que ganhou destaque foi a criação de ciclovias e ciclofaixas. Isso acompanhou o número de multas. De janeiro a dezembro de 2014 foram aplicadas 24.981 autuações que dizem respeito à proteção ao ciclista. No mesmo período de 2013 tinham sido 14.973 multas.

Radares
Segundo a CET, os registros de multas não sofreram influência da mudança no sistema de radares que a Prefeitura de São Paulo vem implementando. O número de radares em 2014 se manteve praticamente igual ao de 2013 e foi em média de 560 equipamentos.

Em março do ano passado, a prefeitura contratou o novo sistema de radares da cidade, que prevê um aumento no número de aparelhos da cidade para 843. A instalação já começou, mas só deve ser concluída neste ano.

Os números de multas divulgados pela CET consideram as infrações anotadas pela companhia e também por policiais do Comando de Policiamento de Trânsito, São Paulo (CPTRAN) e agentes da SPTrans, que atuam em fiscalização de faixas e corredores de ônibus.

Frota
O crescimento de 4,5% nas multas é propocional ao aumento da frota da capital em 2014, que foi de 4%. Em dezembro do último ano, a capital já tinha 7,8 milhões de veículos, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus