Os clientes da AES Eletropaulo que ficaram sem energia elétrica em São Paulo e tiveram prejuízos por causa de danos em equipamentos eletrônicos têm prazo de 90 dias para pedir indenização à concessionária.
Já a empresa tem 10 dias para inspecionar o aparelho queimado e verificar se o problema foi provocado por falha na rede, e mais 20 dias para dar uma resposta ao consumidor e se for o caso, fazer o ressarcimento do prejuízo (veja abaixo o passo a passo).
A assessora técnica do Procon-SP Leila Cordeiro alerta que, para garantir o direito à indenização, o consumidor não pode levar por conta própria o aparelho queimado para o conserto. “Ele só pode levar direto para a assistência técnica se houver autorização da concessionária senão o consumidor pede o direito de indenização da empresa”, explicou.
Caso não consiga entrar em um acordo, o consumidor deve reunir notas fiscais e buscar o Procon. Ele deverá preencher um formulário e procurar um posto de atendimento (veja abaixo as unidades do órgão). Se mesmo assim o caso não for resolvido, é possível buscar o Juizado Especial Civil (Juizado de Pequenas Causas).
Milhares sem luz
Até a manhã desta quinta-feira (15), 250 mil clientes ainda estavam sem luz desde o temporal de segunda (12) em São Paulo, segundo o último balanço da Eletropaulo.
Em nota, a concessionária afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o total inclui alguns moradores que ficaram sem luz com a chuva de terça (13), mais fraca.
A maior parte dos moradores sem energia está em bairros das zonas Sul e Oeste da capital. Na região metropolitana de São Paulo, os mais afetados estão em Cotia, São Lourenço da Serra, Embu das Artes e Itapevi.
A relações públicas Sabrina Yamamoto está sem energia desde segunda-feira (12) depois da queda de uma árvore no bairro Campo Belo. Na casa dela, a luz de emergência não tem mais bateria e a noite ela precisa usar velas para iluminar a residência.
Entre os vários prejuízos que ela e o marido tiveram está toda a comida da geladeira, além de computador, monitores e um televisor, que queimaram durante o temporal. Segundo Sabrina, a lista ainda pode aumentar. “A gente ainda não sabe se tem mais coisa queimada porque precisa esperar a energia voltar”, disse.
O que fazer em caso de falta de luz:
1) Comunicar falta de luz
– Ligue para 0800 72 72 196 (atendimento de emergência- 24h)
* é preciso digitar o número da instalação (número está na conta) ou cpf do titular da conta.
– Comunique pelo site:
https://www.aeseletropaulo.com.br/para-sua-casa/servicos/conteudo/falta-de-luz
– Anote os protocolos de atendimento.
2) Atendimento Pessoal
A Eletropaulo possui 75 locais de atendimento. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Consulte os endereços no site.
3) Reclamação
* Eletropaulo:
– Ligue para a ouvidoria: 0800 72 73 110. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
– Faça uma queixa pelo site da ouvidoria:https://www.aeseletropaulo.com.br/atendimento/conteudo/ouvidoria
– Também é possível encaminhar a reclamação por e-mail: ouvidoria.eletropaulo@aes.com.
*Artesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo): 0800-7270167 ou por e-mail: arsesp@sp.gov.br.
4) Indenização
Está prevista a indenização no caso de dano em equipamentos eletrônicos. Para solicitar o ressarcimento, o consumidor tem um prazo de 90 dias nos postos de atendimento ou pela Agência Virtual. Caso não consiga entrar em um acordo, reúna notas fiscais e busque o Procon. Preencha um formulário (https://www.procon.sp.gov.br/energia/) e procure um posto de atendimento. Há atendimento do Procon nas unidades do Poupatempo Itaquera, Santo Amaro e Sé. Fique atento porque existe limitação de senha para o primeiro atendimento.
Antes de ir aos postos consulte o telefone 0800 772 3633 do Poupatempo para verificar se as senhas foram encerradas. Caso não haja acordo, será preciso buscar o Juizado Especial Civil (Juizado de Pequenas Causas).
Fonte:G1