Nacional

Cliente sem luz tem 90 dias para pedir reembolso

Os clientes da AES Eletropaulo que ficaram sem energia elétrica em São Paulo e tiveram prejuízos por causa de danos em equipamentos eletrônicos têm prazo de 90 dias para pedir indenização à concessionária.

Já a empresa tem 10 dias para inspecionar o aparelho queimado e verificar se o problema foi provocado por falha na rede, e mais 20 dias para dar uma resposta ao consumidor e se for o caso, fazer o ressarcimento do prejuízo (veja abaixo o passo a passo).

A assessora técnica do Procon-SP Leila Cordeiro alerta que, para garantir o direito à indenização, o consumidor não pode levar por conta própria o aparelho queimado para o conserto. “Ele só pode levar direto para a assistência técnica se houver autorização da concessionária senão o consumidor pede o direito de indenização da empresa”, explicou.

Caso não consiga entrar em um acordo, o consumidor deve reunir notas fiscais e buscar o Procon. Ele deverá preencher um formulário e procurar um posto de atendimento (veja abaixo as unidades do órgão). Se mesmo assim o caso não for resolvido, é possível buscar o Juizado Especial Civil (Juizado de Pequenas Causas).

Milhares sem luz
Até a manhã desta quinta-feira (15), 250 mil clientes ainda estavam sem luz desde o temporal de segunda (12) em São Paulo, segundo o último balanço da Eletropaulo.

Em nota, a concessionária afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o total inclui alguns moradores que ficaram sem luz com a chuva de terça (13), mais fraca.

A maior parte dos moradores sem energia está em bairros das zonas Sul e Oeste da capital. Na região metropolitana de São Paulo, os mais afetados estão em Cotia, São Lourenço da Serra, Embu das Artes e Itapevi.

A relações públicas Sabrina Yamamoto está sem energia desde segunda-feira (12) depois da queda de uma árvore no bairro Campo Belo. Na casa dela, a luz de emergência não tem mais bateria e a noite ela precisa usar velas para iluminar a residência.

Entre os vários prejuízos que ela e o marido tiveram está toda a comida da geladeira, além de computador, monitores e um televisor, que queimaram durante o temporal. Segundo Sabrina, a lista ainda pode aumentar. “A gente ainda não sabe se tem mais coisa queimada porque precisa esperar a energia voltar”, disse.

O que fazer em caso de falta de luz:

1)  Comunicar falta de luz
– Ligue para 0800 72 72 196 (atendimento de emergência- 24h)
* é preciso digitar o número da instalação (número está na conta) ou cpf do titular da conta.
– Comunique pelo site:

https://www.aeseletropaulo.com.br/para-sua-casa/servicos/conteudo/falta-de-luz

– Anote os protocolos de atendimento.

2) Atendimento Pessoal
A Eletropaulo possui 75 locais de atendimento. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Consulte os endereços no site.

3) Reclamação
* Eletropaulo:
– Ligue para a ouvidoria: 0800 72 73 110. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
– Faça uma queixa pelo site da ouvidoria:https://www.aeseletropaulo.com.br/atendimento/conteudo/ouvidoria
– Também é possível encaminhar a reclamação por e-mail: ouvidoria.eletropaulo@aes.com.
*Artesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo): 0800-7270167 ou por e-mail: arsesp@sp.gov.br.

4) Indenização
Está prevista a indenização no caso de dano em equipamentos eletrônicos. Para solicitar o ressarcimento, o consumidor tem um prazo de 90 dias nos postos de atendimento ou pela Agência Virtual. Caso não consiga entrar em um acordo, reúna notas fiscais e busque o Procon. Preencha um formulário (https://www.procon.sp.gov.br/energia/) e procure um posto de atendimento. Há atendimento do Procon nas unidades do Poupatempo Itaquera, Santo Amaro e Sé. Fique atento porque existe limitação de senha para o primeiro atendimento.

Antes de ir aos postos consulte o telefone 0800 772 3633 do Poupatempo para verificar se as senhas foram encerradas. Caso não haja acordo, será preciso buscar o Juizado Especial Civil (Juizado de Pequenas Causas).

Fonte:G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus