Cidades

Com problemas estruturais, Aecim Tocantins deve passar por novos reparos

As obras de reparo do Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, localizado no bairro Verdão, em Cuiabá, devem ser definidas nesta sexta-feira (16), em reunião entre a Secretaria de Estado das Cidades de Mato Grosso (Secid/MT) e construtora responsável pelo empreendimento, a Lotufo Engenharia e Construções Ltda.

Fissuras nos pilares, presença de trincas no piso e na alvenaria, instalação de piso na quadra poliesportiva diferente do especificado em projeto básico e problemas no funcionamento do sistema de prevenção e combate a incêndio comprometem o funcionamento do ginásio. Para o serviço, o local deve ser interditado.

Em 2010 a Secid e a Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), na época, já havia cobrado solução de problemas detectados logo após a inauguração, em 2007, à construtora responsável pela obra.

No entanto, não solucionado todos eles, em novembro de 2012, a Auditoria Geral do Estado (AGE), hoje Controladoria Geral do Estado (CGE), fez uma série de recomendações à Secid. E somente agora, em 2015, há sinal de que o problema será resolvido.

Dentre o que foi recomendado há a necessidade que se verifique as soluções propostas para o reforço estrutural e sua efetividade. Também que a empresa Lotufo Engenharia e Construções LTDA reinstale a quadra prevista no projeto básico e que garanta a funcionalidade adequada.

Na época da execução do empreendimento, com início em março de 2006, o prazo do término foi estabelecido até julho de 2008. Porém foi inaugurado um ano após a construção, em maio de 2007 para sediar uma etapa da Liga Mundial de Vôlei.

Foram investidos cerca de R$ 26,1 milhões (incluindo aditivos e reajustamentos) na construção do novo ginásio, com capacidade para 11 mil torcedores, conta com alojamento para 200 pessoas, auditório, refeitório, vestiários, salas de imprensa, tribuna de honra e administração.

Segundo o superintendente do Complexo Arena Pantanal, Paulo César, o último evento no Aecim aconteceu no final de novembro e não há solicitação para realização de eventos até o momento. “Também não recebi nenhuma notificação de interdição”, confere.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.