Política

Secretaria de Segurança Pública firma parceria com MPE

Foto: José Medeiros/Secom MT

Um Termo de Cooperação assinado entre o secretário de Segurança Pública (Sesp), Mauro Zaque, e o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado autorizou a atuação dos delegados da Polícia Judiciária Civil (PJC), Wylton Massao Ohara e Carlos Américo Marchi, no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). A parceria foi formalizada na tarde desta terça-feira (13).

Frente a Sesp e responsável por conduzir a cooperação entre Estado e MPE, Mauro Zaque declarou que os avanços, tanto do Ministério Público quanto das polícias Civil e Militar, possibilitaram a atuação em conjunto com o foco no combate a criminalidade e a corrupção. 

“São duas instituições de imenso valor em relação à segurança pública e cada uma com sua autonomia, mas atuando juntas, poderão integrar as ações por um trabalho orientado e baseado em estratégias”, disse. 

O procurador-geral, Paulo Prado, também elogiou a iniciativa. “Nessa gestão não há mais espaço para arestas entre aqueles que formam a segurança pública. Estamos firmando esta parceria para, baseados nas estratégias de inteligência das duas corporações, fazermos o melhor enfrentamento possível ao crime organizado e à corrupção em nosso Estado”, destacou. 

Wilton Massao e Carlos Marchi passam a atuar imediatamente no Gaeco e levarão os estudos feitos pela Polícia Judiciária Civil. “Segundo o governador Pedro Taques, todas as instituições terão que estar juntas por um bem comum. Essa atuação da Polícia Civil no grupo prevê isso: dar maior agilidade. Levaremos nossos mapeamentos do crime, estudos sobre o molde de crime organizado a ser combatido”, explicou Marchi. 

“Teremos a oportunidade de combater todos os tipos de crime organizado, dando apoio ao Gaeco e também à Polícia Militar, que atua nestas operações. Iremos a todos os cantos do Estado, especialmente à região de fronteira, que será nosso primeiro foco”, finalizou Wilton Massao.

O governador Pedro Taques também participou da solenidade no Palácio Paiaguas e reafirmou que os três pilares essenciais de sua administração serão a Integração, Regionalização e Gestão por Resultados, elementos presentes na parceria assinada nesta terça-feira. 

“Não há como fazer segurança sem a integração entre as forças capacitadas para isso. Quem ganha é a sociedade. Estamos dando um exemplo de organização e união em prol dos mato-grossenses”, afirmou o governador.  (com assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões