Nacional

Vereadora pede retirada de painéis luminosos das ruas de Goiânia

A vereadora Cida Garcêz (SDD) encaminhou um requerimento à prefeitura de Goiânia pedindo a retirada de painéis publicitários luminosos das ruas da capital. Segundo a parlamentar, os telões de LED atrapalham o trânsito, pois desviam a atenção dos motoristas, aumentando o risco de acidentes. Além disso, ela argumenta que esse tipo de mídia não tem uma regulação específica, como acontece no caso dos outdoors.

A assessoria da prefeitura informou que ainda não recebeu o requerimento até a publicação dessa reportagem."Não são apenas os painéis, mas também carros e caminhões com telões luminosos que ficam circulando pela cidade. Tira a atenção, você é atraido pela claridade e vai querer saber. Recebi diversos motoristas no meu gabinente reclamando, dizendo que se envolveram em batida por conta desses avisos de LED", disse a vereadora.

A motorista Edileusa Santos, de 55 anos, não se sente incomodada com esse tipo de painel luminoso. “Esses telões não atrapalham em nada no trânsito. Não tiram a minha atenção nem mesmo à noite. É uma forma de publicidade, não tem como você ir contra isso, porque a tendência é só aumentar ainda mais esses avisos”, disse.O vendedor Arlando Tavares, de 43 anos, acha que não é necessário retirar os painéis publicitários. “Não muda em nada a atenção na hora de dirigir. Tem horas que nem percebo os painéis, é igual qualquer um outro que é só o papel. Pelo menos de dia. De noite, eu já não posso falar muito porque não costumo dirigir nesse horário”, relatou.

Já a aposentada Carla Sacramento, 61, é contra esse tipo de mídia publicitária, mas não devido aos transtornos que podem causar no trânsito. “Atrapalha muito para dormir. Eu moro perto de um desses telões e, de noite, a claridade invade todo o quarto. É preciso ter uma fiscalização. Eu não sei se tem uma legislação específica para isso, se é cumprida, mas tem que ser feito algo. Sou totalmente contra isso”, explicou.

A vereada Cida Garcêz acredita ser necessário que órgãos como a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) façam triagens pela cidade para saber a quantidade de equipamentos instalados e quais podem interferir no trânsito. "Não existe uma legislação específica para esses avisos de publicidade, não tem como fiscalizar ou controlá-los", disse.

A SMT, no entanto, informou que a Diretoria de Projetos de Trânsito emitiu parecer favoral para a instalação de alguns dos painéis depois de avaliar que eles não interferem na sinalização, não trazendo dificuldades para visualizá-las. Além disso, o órgão relatou que não tem registro de acidentes que poderiam ter sido provocados pelos avisos publicitários luminosos.Por fim, a secretaria disse que ainda não recebeu o requerimento sobre o assunto, mas assim que o receber, irá respondê-lo formalmente.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus