A vereadora Cida Garcêz (SDD) encaminhou um requerimento à prefeitura de Goiânia pedindo a retirada de painéis publicitários luminosos das ruas da capital. Segundo a parlamentar, os telões de LED atrapalham o trânsito, pois desviam a atenção dos motoristas, aumentando o risco de acidentes. Além disso, ela argumenta que esse tipo de mídia não tem uma regulação específica, como acontece no caso dos outdoors.
A assessoria da prefeitura informou que ainda não recebeu o requerimento até a publicação dessa reportagem."Não são apenas os painéis, mas também carros e caminhões com telões luminosos que ficam circulando pela cidade. Tira a atenção, você é atraido pela claridade e vai querer saber. Recebi diversos motoristas no meu gabinente reclamando, dizendo que se envolveram em batida por conta desses avisos de LED", disse a vereadora.
A motorista Edileusa Santos, de 55 anos, não se sente incomodada com esse tipo de painel luminoso. “Esses telões não atrapalham em nada no trânsito. Não tiram a minha atenção nem mesmo à noite. É uma forma de publicidade, não tem como você ir contra isso, porque a tendência é só aumentar ainda mais esses avisos”, disse.O vendedor Arlando Tavares, de 43 anos, acha que não é necessário retirar os painéis publicitários. “Não muda em nada a atenção na hora de dirigir. Tem horas que nem percebo os painéis, é igual qualquer um outro que é só o papel. Pelo menos de dia. De noite, eu já não posso falar muito porque não costumo dirigir nesse horário”, relatou.
Já a aposentada Carla Sacramento, 61, é contra esse tipo de mídia publicitária, mas não devido aos transtornos que podem causar no trânsito. “Atrapalha muito para dormir. Eu moro perto de um desses telões e, de noite, a claridade invade todo o quarto. É preciso ter uma fiscalização. Eu não sei se tem uma legislação específica para isso, se é cumprida, mas tem que ser feito algo. Sou totalmente contra isso”, explicou.
A vereada Cida Garcêz acredita ser necessário que órgãos como a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) façam triagens pela cidade para saber a quantidade de equipamentos instalados e quais podem interferir no trânsito. "Não existe uma legislação específica para esses avisos de publicidade, não tem como fiscalizar ou controlá-los", disse.
A SMT, no entanto, informou que a Diretoria de Projetos de Trânsito emitiu parecer favoral para a instalação de alguns dos painéis depois de avaliar que eles não interferem na sinalização, não trazendo dificuldades para visualizá-las. Além disso, o órgão relatou que não tem registro de acidentes que poderiam ter sido provocados pelos avisos publicitários luminosos.Por fim, a secretaria disse que ainda não recebeu o requerimento sobre o assunto, mas assim que o receber, irá respondê-lo formalmente.
G1