Foto: Dinalte Oliveira – Tuiuiú
A edição da Corrida de Reis deste ano irá contar com a participação de oito ateltas estrangeiros. O evento que irá ocorrer neste domingo (11) terão representantes do Quênia (04), Etiópia (02) e Tanzânia (02).
Os quenianos Edwin Kipsang Rotich e Nancy Jepkosgei Kiprop são veteranos na prova. A dupla foi campeã da última edição e marcou a história do evento com um novo recorde.
Rotich completou o percurso em 29min13s enquanto sua conterrânea cruzou a linha de chegada em 33min52s.
Os mais jovens Delvine Relin Meringor e Edwin Kiprop Kibet, ambos com 22 anos, também estão no páreo.
Meringor e Kibet vão forçar a competição. Em 2014, a atleta ficou em primeiro lugar no Belo Horizonte do Brazil Run Series (Circuito de Corridas da Caixa) e na 4ª edição da Meia Maratona Caixa da Bahia.
Já Kibet brilhou na 6 ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, promovida pela TV Morena, em Campo Grande (MS), e sagrou-se campeão ainda na Meia-Maratona do Rio e na 31ª Corrida Integração, realizada em setembro em Campinas (SP).
A disputa desta edição promete grandes emoções, talvez até o fim da hegemonia queniana. Os etíopes Layesh Tsige Abebaw e Dawit Fikadu Admasu virão a Mato Grosso para participar da Corrida de Reis. Admasu percorreu 15 quilômetros em 45min04s e foi coroado campeão da 90ª São Silvestre realizada no dia 31 de dezembro, em São Paulo.
Failuna Abdi Matanga e Alfonce Felix Bimbu vão defender a bandeira da Tanzânia. Nas últimas competições, como a 6ª Volta das Nações e a ‘25ª Dez Milhas Garoto’ de 2014 – a corrida mais tradicional do Espírito Santo -, a atleta aproximou-se da vitória, no entanto, ficou em segundo lugar.
A primeira largada é dos atletas especiais, às 7h. O pelotão de elite feminino larga em seguida, às 7h15. A terceira largada será das categorias elite masculina e geral, às 7h30. (com assessoria)