O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), lança uma pesquisa de avaliação dos serviços prestados ao consumidor. O instituto pede a participação de toda a população para que conheçam o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), um banco de dados alimentado por relatos de consumidores que sofreram acidentes de consumo, e também a responder uma nova pesquisa sobre acidentes de consumo.
Um acidente de consumo acontece quando um produto ou serviço prestado provoca danos à saúde e segurança do consumidor, mesmo quando utilizado adequadamente ou de acordo com as instruções de uso fornecidas pelo fabricante. Acidente que pode ser causado por um defeito do produto, pela falta de informação adequada ou ainda por informações incorretas em relação ao seu uso.
De acordo com a agente metrológica da Avaliação da Conformidade do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) e responsável por Consumo Seguro no Estado, Suziane Marchioireto Lopes, é fundamental que o consumidor participe desta pesquisa, porque assim serão identificados os produtos e serviços mais inseguros. “Ações poderão ser tomadas com o intuito de reduzir o número de acidentes no Brasil. Reduzindo esses números, ou seja, tornando os produtos e serviços mais seguros, estamos contribuindo para a redução de gastos com tratamento de vítimas e a perda de produtividade do país, já que um consumidor que se acidenta é um trabalhador que terá que se ausentar de seu trabalho”.
O consumidor pode participar da pesquisa até 28 de janeiro, acessando o site http://www.inmetro.gov.br/pesquisa e respondendo as questões. Já para saber mais sobre o Sinmac e enviar relato sobre um acidente de consumo, acesse a página www.inmetro.gov.br/sinmac. (Com Assessoria)