Há seis meses os moradores do residencial Jamil Boutros Nadaf, em torno do bairro 1º de Março, estão sem o abastecimento regular de água. O problema começou após a CAB Cuiabá iniciar serviços de manutenção no encanamento da região, no primeiro semestre de 2014. Entretanto, mesmo sem os serviços, as contas chegam mês a mês.
A moradora do residencial, Suelen Alves da Silva, entrou em contato com o Circuito Mato Grosso para realizar a denuncia. “Toda semana ligo ou vou à CAB para registrar reclamações sobre a falta de serviço e nada é feito. A conta deste mês veio R$160 e eu não recebo pelo serviço pago”, declara.
Com três filhos em casa, sendo uma criança especial e uma em tratamento quimioterápico, a moradora lava as roupas na casa da mãe, e ainda leva de lá, água pra beber e para fazer comida. As descargas são regradas, assim como os banhos, mesmo com o calor escaldante nessa época do ano.
Por ter um filho com necessidades especiais, Suelen entra na lista de prioridades para recebimento do caminhão pipa. Assim como as residências que possuem pessoas enfermas e acamadas, em atendimento de home care e com necessidades especiais. Há prioridade ainda se estende para unidades de saúde, creches e escolas.
“Fiz um pedido de caminhão pipa e só uma semana depois fui receber. Ao recebê-lo pedi que a água fosse dividida com alguns vizinhos que também sofrem com a falta d’água, mas disseram que só poderiam atender a minha casa” conta a moradora indignada.
A moradora, após idas e telefonemas a CAB Cuiabá e nenhuma reclamação ouvida, decidiu ir ao Procon-MT. Mesmo sem o serviço, a conta vem em média R$60,00, mas esse mês Suelen foi surpreendida com o valor de R$160,00. “Não vou pagar este valor sendo que o serviço não foi prestado”, afirmar. Caso não pague a conta, a moradora não terá direito a pedir o serviço de reabastecimento de água por caminhão pipa.
CAB Cuiabá
Segundo a CAB, a região do Residencial tem apresentado intermitências no abastecimento em função de algumas paradas no sistema da ETA Tijucal, que inclui a captação e a estação. “Com o período de chuvas e as recentes ocupações imobiliárias nas proximidades do rio Coxipó, o rio tem recebido muito material orgânico e a turbidez da água aumenta bastante nessa época, causando a parada da unidade de captação Tijucal por conta da sujeira que se acumula nas grades no fundo do rio e também para recuperar a qualidade da água”, explica a assessoria da CAB.
A área do Residencial Jamil Nadaf, de acordo com a CAB, é essencialmente atendida por poços artesianos, que na época da estiagem baixa o nível em função da escassez de água subterrânea. Para contornar a situação, a concessionária concluiu em dezembro de 2014 a construção de uma adutora que atenderá todos os conjuntos habitacionais da região.
Adutora é um meio de transportar a água da fonte para o tratamento, como canalização subterrânea. A previsão para o início de funcionamento da adutora que atenderá a população do Residencial Jamil Nadaf é em fevereiro.
Já em relação ao pedido de reabastecimento de água por caminhão pipa da moradora Suelen, a CAB disse que entregou o caminhão no prazo correto. “A demanda nesse período de problemas de abastecimento na área atendida pela ETA Tijucal está maior, o que tem gerado alguns atrasos na entrega. O prazo de 48 horas é para todas as solicitações, contudo, quando há clientes que entram na lista de prioridades é solicitada prioridade no atendimento”, declara a empresa.