O governador Pedro Taques foi a Brasília para participar da solenidade de transmissão de cargo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (07.01). Assumiu a pasta o ex-senador e ex-presidente da Confederação Nacional das Indústrias, Armando Monteiro.
Ao assumir o cargo, o novo ministro anunciou que será lançado, nos próximos dias, um plano para estimular as exportações. A medida será tomada para enfrentar a queda do preço das commodities (bens primários com cotação internacional) e a perda de competitividade da indústria.
Monteiro adiantou que as ações serão estruturadas nos seguintes eixos: desburocratização, desoneração das exportações, plano de investimentos para reduzir a idade média do maquinário industrial e estímulos aos financiamentos para estimular exportações das micro, pequenas e médias empresas.
Para Pedro Taques, as novas medidas anunciadas devem beneficiar o crescimento econômico de Mato Grosso.
“O planejamento do novo ministro está em sintonia com as nossas propostas de governo, como a simplificação do sistema tributário. Temos um bom diálogo com o ministro e a certeza que o Governo Federal irá ajudar nosso Estado no desenvolvimento industrial”, disse o governador.
Além do chefe do Executivo estadual mato-grossense, também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e o deputado federal Fábio Garcia. (Com assessoria)