Cidades

Procon lista mais de 21 mil procedimentos administrativos no Estado

O Procon estadual de Mato Grosso registrou no ano de 2014 o total de 21.358 procedimentos administrativos. O setor de serviços essenciais ocupa o primeiro lugar em reclamações no estado.

Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento on line, Consumidor.gov.br.

Quanto aos atendimentos presenciais na sede do Procon, este setor também ocupa a liderança com 7.841 atendimentos no órgão, sendo 3.539 atendimentos para serviços de Água e Esgoto, 1.691 para Energia Elétrica, 1.306 para Telefonia Fixa, 1.192 para Telefonia Celular e 65 reclamações para Transporte (Rodoviário, Passageiros, Cargas, Aéreo, Marítimo).

O setor de Produtos ficou em segundo lugar com 4.521 reclamações, registrando 748 procedimentos para a categoria Telefone, 492 para Eletroeletrônico Importado, 287 para Móveis para Quarto, 287 para Geladeira e Freezer e 252 reclamações para Micro Computador/Produtos de Informática.

Em terceiro lugar ficou o setor Assuntos Financeiros, com 3.928 reclamações, sendo registrados 1.831 procedimentos administrativos para Banco Comercial, 632 para Cartão de Crédito, 338 para Cartão de Loja, 322 para Financeiras e 241 reclamações para Outros Contratos.

Em quarto lugar ficou o setor de Serviços Privados que registraram 3.103 reclamações, sendo 741 para TV por Assinatura, 377 para Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria etc.), 339 para Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior), 328 para Informática e 243 registros para Hospedagem.

Quinto lugar ocupa o setor alimentício com 370 reclamações. O sexto lugar no ranking de reclamações estão as questões habitacionais, com 308 reclamações.

E em sétimo e último lugar ficou a área de Saúde com 243 registros durante o ano de 2014, sendo 113 para Plano de Saúde Regulamentado, 29 para Hospital / Pronto Socorro / Ambulatório / Clínica Médica, 23 para Convênio de Assistência Médica / Odontológica, 18 para Plano Odontológico e 5 registros para Óticas.

O atendimento on line, ou seja, as reclamações feitas pela internet no site www.consumidor.gov.br por consumidores do Estado de Mato Grosso totalizaram 1.044 demandas no período de 04 de julho de 2014 (data do início da ferramenta) até o dia 31 de dezembro do mesmo ano, liderando com 50,56% das demandas a área de Telecomunicações. Em 2° lugar está Serviços Financeiros, com 20,94% e, em 3° lugar produto de telefonia e informática, com 13,03%. (Com Assessoria)

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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