Mal começou o ano e 29,7 mil estudantes voltam aos estudos para a segunda fase da Fuvest, que começa no próximo domingo (4). Os candidatos enfrentarão três dias de provas dissertativas, a começar pelo exame de português e redação.
Em disputa estão 11.057 vagas na Universidade de São Paulo e outras 120 cadeiras na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
No domingo (4), os alunos terão quatro horas para responder a dez questões dissertativas de português e literatura e escrever uma redação. Na segunda-feira (5), os candidatos voltam ao local de prova para responder a 16 questões dissertativas de conhecimentos gerais, incluindo questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática e química.
Na terça-feira (6), então, os estudantes têm pela frente 12 perguntas sobre as disciplinas específicas da carreira na qual concorrem por uma vaga.
Veja Dez dicas dadas pelos professores Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, e Márcio Guedes, do cursinho Poliedro, para a reta final do vestibular. Confira abaixo.
1. Treine respostas dissertativas
O candidato pode encontrar provas de outras edições do vestibular no site da Fuvest e treinar responder às questões de maneira objetiva, no tempo e no espaço adequado. O exercício serve também para se habituar ao tipo de questões proposta pela banca da Fuvest.
2. Visite o local de prova antecipadamente
Com o número menor de estudantes fazendo a segunda fase, muitos deles não fazem as duas etapas do vestibular no mesmo local de prova. Confira o endereço e procure diferentes maneiras para chegar ao local.
O ideal é que o candidato visite o endereço antes do dia da prova e cronometre o tempo necessário para fazer o percurso. Não esqueça que os portões estarão abertos a partir das 12h30 e a prova começa às 13h. Atrasos não são tolerados.
3. Na véspera da prova, descanse
No dia que antecede a prova, nada de querer estudar tudo o que faltou. O momento é de descanso para estar bem disposto na maratona de provas. No sábado, o candidato deve se alimentar bem, dormir adequadamente e relaxar.
4. Documento de identificação, alimentos e caneta a postos
Não esqueça de ter o documento oficial com foto à mão para apresentar ao fiscal nos dias de prova. Os alunos podem levar lápis, caneta, borracha, régua e compasso para o exame. Equipamentos eletrônicos, como celular, deverão ficar desligados durante a prova.
5. Atenção máxima ao enunciado
Leia mais de uma vez o enunciado de cada questão para saber exatamente o que a banca espera naquela resposta. Se a pergunta pede para citar, cite. Se pede para explicar, explique. Comparar, compare. Não enrole nas respostas. Seja pontual e objetivo.
6. Comece a prova pelas questões que sabe responder
Responda primeiro as questões sobre temas que tem maior domínio. Assim você garante responder bem as perguntas em que tem maiores chances de pontuar e guarda o tempo que sobrar para pensar melhor sobre as perguntas em que tem dúvidas.
Saiba qual a ordem seguir no dia que tiver a redação e as questões de português. Começará pelas questões ou pela redação? Esboço da redação, questões e depois finalização da redação? Escolha o modelo mais adequado para você.
7. Preste atenção nas unidades de medida
Nas questões de exatas, não esqueça de destacar as respostas, assim como respeitar as unidades de medida.
É comum que em perguntas com gráficos e tabelas, a banca peça apenas interpretação do que está expresso ali. Releia o enunciado antes de sair fazendo contas desnecessárias.
8. Não deixe respostas em branco
É melhor fugir do tema que não responder a uma pergunta. Mesmo se você não souber a resposta exata de uma questão, mostrar que tem conhecimentos sobre assunto pode render algum ponto na correção.
Importante lembrar que a dica vale para as provas da Fuvest, que não tem pontuação negativa para erros.
9. Preste atenção no relógio
Cuidado com o tempo. Fazer toda a prova a lápis e depois repassar à caneta pode não dar tempo. Se tiver certeza da resposta, transcreva já a caneta. Não se preocupe com rasuras. Se errar, rabisque o que não deve ser corrigido e prossiga com a resolução.
10. Alimente-se durante a prova
As provas têm duração de quatro horas e os candidatos podem levar alimentos leves, como frutas, chocolate e barras de cereal, e água para dentro da sala de exame. A parada para se alimentar pode ajudar como um momento de descanso para evitar o estresse e melhorar o rendimento.
Fonte: iG