Internautas estão mobilizando moradores, por meio do Facebook, para participarem do manifesto contra a violência no município de Sinop, na próxima segunda-feira (5), na praça das Bandeiras, no centro, a partir das 16hs. O trajeto terá 1,8 quilômetro e a passeata sairá da praça, percorrerá a avenida Júlio Campos e se concentrará na avenida das Itaúbas, esquina com Embaúbas, próximo ao local onde Eric foi rendido pelos assaltantes.
A manifestação é uma forma de fazer um apelo geral pela paz e cobrar das autoridades mais segurança pública. A comoção começou com o caso do estudante de Medicina, Eric Francio Severo, assassinado de forma brutal por Márcio Marciano Batista, 30 anos, e Rafael Bruno dos Santos Mussuco, 25 anos, durante o roubo da caminhonete GM S-10 branca. “Não vamos deixar cair no esquecimento esse crime que com certeza nos trouxe indignação e revolta. Basta de violência e bandidagem”, declarou uma das organizadoras.
Mais de 1,4 mil pessoas confirmaram presença na página do evento no Facebook, onde há centenas de manifestações de pessoas indignadas, comovidas e revoltadas com o assassinato do jovem. Nesta terça-feira (30), o advogado e jornalista Leonildo Severo, pai de Eric, postou em sua página no Facebook, mensagens agradecendo o apoio e as orações de todos, fez definição emocionada sobre o filho e cobrou justiça.
O delegado Sérgio Ribeiro, que conduz o inquérito, acredita que os latrocidas possam ser condenados a 25 anos de cadeia. Ele não escondeu, durante entrevista coletiva no domingo (28) à noite, sua revolta com a atitude covarde dos bandidos e as leis brandas, defendeu mudanças na legislação para crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e chegou a falar em prisão perpétua.
Eric foi morto no sábado (27) de madrugada, por Márcio e Rafael, que trabalhavam como seguranças em eventos. Eles dominaram o estudante assim que ele saiu de um bar, na área central, e fugiram sentido Cuiabá com a caminhonete. Próximo a Lucas do Rio Verde, entraram em uma estrada vicinal e mataram Eric, com tiro, deixando o corpo na 'entrada' de uma mata.
A dupla foi presa em Campo Grande (MS), pela Polícia Rodoviária Federal e, transferida pra Sinop, onde prestaram depoimentos e foi levada para o presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. Balanço da polícia aponta que houve mais de 85 homicídios em Sinop de janeiro até dezembro. Parte dos criminosos foi presa.
Desabafo do pai
"Covardia o que fizeram. Eric Francio Severo sempre foi um bom menino. Calmo. Sereno. Dócil. Obediente. Estudioso (nunca ficou de exame, nem mesmo na puxada Medicina da Unisul). Amável com todos. Quando estava em casa, beijava e abraçava a mãe Soely Francio Severo e a mim, todos os dias. Quando longe, ligava sempre ou mandava mensagem, assim como o faz seu irmão, Ícaro Francio Severo, a quem passou a chamar de "Guri", depois que que foi para Santa Catarina, já acostumado com o sotaque sulista. Protetor do Ícaro desde pequenino (há uma cena num vídeo da Exponop em que Eric, com 4 aninhos, afasta carinhosamente o irmão da "chifrada" de um enorme touro…). Criamos nossos filhos à mesa. No café, no almoço e no jantar, momentos que aproveitávamos para orientá-los. E um desses conselhos era para nunca reagir a um assalto. Eric era forte. Fazia academia todos os dias. Mas tinha consciência de nunca reagir a um assalto. Acreditou, até o último momento, que seria libertado. Pacificamente, deu até a senha do cartão de crédito para os bandidos. A S-10 tinha seguro. Desnecessária qualquer violência… Ah, que grande dor sua ausência física nos causa… Queremos Justiça! Justiça! Justiça!"
Só notícias