O prefeito Mauro Mendes (PSB) acaba de anunciar a composição do secretariado com a implantação da reforma administrativa visando corte de gastos em Cuiabá. Das 17 secretarias, 7 serão ocupadas pelos mesmos gestores, 4 ganham novos secretários e 6 integrantes do staff passam a ocupar novos cargos.
Ary Souza Júnior será o novo secretário de Saúde. Ele assume a pasta no lugar do médico Werley Peres, que pediu demissão na noite desta segunda-feira. Já o advogado Thiago França, então adjunto da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano, comandará a Secretaria de Mobilidade Urbana. Já na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano estará Alan Resende Porto, enquanto que Ana Paula Vilaça será a secretária de Gestão. Enquanto Ary assume imediatamente, os demais devem tomar posse no dia 2 de janeiro.
Fusões e remanejamentos – Então secretário de Comunicação, o jornalista Kleber Lima passa a ser o titular da nova Secretaria de Governo e Comunicação. O ex-secretário de Gestão, Pascoal Santullo Neto volta a fazer parte do staff, assumindo o posto de secretário de Fazenda no lugar de Guilherme Muller, que vai para a pasta de Planejamento.
Anunciada no início da gestão, a fusão das secretarias de Turismo e Cultura foi consumada nesta reforma, com a inclusão da pasta de Esportes. A nova secretaria será ocupada por Alberto Machado. O coronel Henrique Souza ficou com o comando da Secretaria de Ordem Pública e o vereador Domingos Sávio permanece no staff, comandando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Mantidos – A reforma prevista por Mendes manteve inalterada a situação de 7 secretarias. São elas a Controladoria, com Marcelo Bussiki; Assistência Social com José Rodrigues; Habitação e Regulamentação Fundiária, sob comando de Suelme Evangelista; Serviços Públicos, cujo titular é José Roberto Stoppa; Obras com Marcelo Oliveira; Educação, com Gilberto Figueiredo; e Procuradoria-Geral, que manteve Rogério Gallo.
Com a conclusão da reforma, a administração municipal passa de 24 secretarias para 17, além do corte de cerca de 500 cargos comissionados. O prefeito estima uma economia anual de R$ 15 milhões, que serão revertidos para outros projetos.
Veja como ficou o secretariado
Fusões/ Remanejamentos
Secretário de Planejamento- Guilherme Muller
Secretário de Governo e Comunicação- Kleber Lima
Secretário de Fazenda- Pascoal Santullo Neto
Secretário de Cultura, Esportes e Turismo- Alberto Machado
Secretário de Ordem Pública- Cel. Henrique Souza
Secretário de Desenvolvimento Econômico- Domingos Sávio
Secretários mantidos
Secretário Controlador Geral- Marcelo Bussiki
Secretário de Assistência Social- José Rodrigues
Secretário de Habitação e Reg.Fundiária- Suelme Fernandes
Secretário de Serviços Públicos- José Roberto Stopa
Secretário de Obras- Marcelo Oliveira
Secretário de Educação- Gilberto Lopes
Procurador Geral do Município- Rogério Gallo
Novos secretários
Secretário de Saúde- Ary Souza Junior
Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano- Alan Resende Porto
Secretária de Gestão- Ana Paula Villaça
Secretário de Mobilidade Urbana- Thiago França
FONTE: Priscila Silva – Gazeta Digital