Cidades

Assinante de combo não pode exigir preço visto em propaganda

É comum as operadoras de serviços de telecomunicações – com o popular combo internet, telefone e TV – veicularem anúncios milagrosos, com preços tentadores. Parece bom demais para ser verdade, mas pode acontecer de você já assinar aquele plano anunciado e pagar um valor maior. 

Aconteceu com o analista de suporte em TI André Souto, de Porto Alegre. Assinante de um plano de TV por assinatura com telefone e internet de 10MB, ele ficou insatisfeito ao ver a operadora propor o serviço por menos do que ele desembolsa a cada mês. E tomou uma atitude: entrou em contato com a empresa para tentar uma renegociação.

André conseguiu pagar menos, mas teve de renegociar o pacote. Perdeu alguns canais, um ponto HD e a satisfação com o serviço, já que o desconto não ultrapassou 15%. A situação está longe do ideal, e nesse caso a saída é mesmo conversar e barganhar. 

Conforme o Procon-RS, o cliente é obrigado a respeitar o contrato assinado (desde que não haja cláusula de fidelidade superior a 12 meses e multa maior do que 10%). A chance de rescisão sem multa existe somente quando há falha na prestação do serviço, como sinal defeituoso.

Ou seja: não adianta pedir restituição de valores ou entrar na Justiça para requer o preço da propaganda.

Para manter o mesmo plano pagando menos, só se houver uma improvável promoção para clientes já ativos. André lembra que sua operadora está sempre fazendo propagandas. Na hora do contato direto, ele ouviu que não se enquadrava na promoção:

“Eles dizem que aquele preço é para novos clientes.”

A dica do Procon-RS é que o consumidor esteja sempre atento aos preços praticados pelos prestadores, se possível com um tempo de monitoramento antes de contratar o serviço. Isto permite conferir se há oscilação no valor ou promoções frequentes, o que aumenta a possibilidade de fechar um bom negócio.

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.