O prefeito Mauro Mendes se reuniu na tarde desta sexta-feira (19) com o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres e representantes do Ministério da Saúde para tratar da abertura do Hospital São Benedito.
Na ocasião, Mendes explicou que o município está cumprindo o que foi proposto junto ao Ministério da Saúde como a questão da reforma do prédio e das adequações que precisaram ser feitas no projeto original para aumentar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Estamos finalizando esta etapa. Já temos andares 100% prontos e compramos praticamente todos os equipamentos necessários para colocar a unidade em funcionamento. Já compramos 76% do que precisamos e o que ainda não foi adquirido no pregão, iremos relançar o edital o quanto antes", completou o prefeito.
Mendes também falou sobre as fases de ativação do Hospital São Benedito. "Estamos programando a ativação em três fases, e a primeira fase é sempre a mais delicada. Queremos dar início com a ortopedia e a UTI e depois de três meses entrar com as outras especialidades, que são cardiologia e neurologia", ressaltou.
O coordenador de Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Anderson Fagundes, esclareceu alguns pontos sobre a questão da ativação do São Benedito como o prazo de habilitação da unidade para poder receber o custeio. "São de seis meses a um ano para a habilitação e não há possibilidade de antecipação do custeio".
Fagundes também ressaltou que deverá retornar na segunda quinzena de janeiro de 2015, juntamente com a coordenadora geral de Planejamento de Ações de Saúde do Ministério da Saúde, Janaina Novais, também presente na reunião, para visitar in loco a reforma feito no prédio que abrigará o Hospital São Benedito. "Retornaremos em janeiro e até lá vamos ajustando em conjunto o programa de ativação do São Benedito", finalizou.
Também participou da reunião a secretária-adjunta de Saúde, Iracema Queiróz.
Assessoria