Foto: José Medeiros
O administrador e advogado, Paulo Brustolin, é o nome confirmado na Secretaria de Fazenda (Sefaz) de Mato Grosso. A confirmação foi dada na manhã desta sexta-feira (19), pelo governador eleito Pedro Taques (PDT).
Taques negou que o Estado esteja quebrado, mas apontou como necessário o corte de gastos e o controle mais rígido das contas públicas.
“Precisamos cortas gastos, sentar no cofre para que o dinheiro não saia, precisamos buscar uma justiça fiscal, que passa pelo debate dos incentivos fiscais. Precisamos sentar no cofre, para que o servidor receba o seu salário em dia”, explicou o governador eleito.
Brustolin destacou que os primeiros 100 dias de sua gestão, frente a Sefaz, estará pautada sob quatro pilares: controle de gastos, maior produtividade interna da pasta, criação de um ambiente de negócios seguro para os empresários e a folha de pagamento dos servidores do Estado .
“Vamos fazer um controle muito forte do caixa, precisamos conseguir que o investimento seja adequado. O segundo grande ponto é a questão de processos interno, com maior produtividade dentro da Sefaz. O terceiro ponto é criar um ambiente de negócios favorável dentro de Mato Grosso, trazendo novas empresas e investimentos, de forma que o empresário sinta a segurança jurídica necessária”, explicou o novo secretário.
Secretaria Interligada
Norteando sobre a forma que o novo governo irá tratar as questões fiscais, arrecadação e investimentos de Mato Grosso, Taques e Brustolin garantiram que a Sefaz não será colocada como uma “ilha”, tendo uma interlocução com as secretarias de planejamento e administração.
O novo gestor estadual não garantiu que a proposta de descentralização do controle de gastos pela Sefaz, apresentada no inicio do processo de transição, será mantida. A intenção era a de que cada secretaria tivesse a autonomia financeira para realizar empenhos.
“Isso ainda não está decidido, nesse tempo que nos resta até a posse, quero conversar mais com os secretários de administração, planejamento e de fazenda. Isso depende do perfil técnico de quem está a frente destas secretarias”, afirmou o pedetista.
Perfil do secretário
Paulo Ricardo Brustolin da Silva é administrador e advogado e atua há 20 anos no mercado nas áreas de administração e planejamento estratégico e financeiro. Nos últimos dez anos ele esteve a frente da diretoria executiva da Unimed Cuiabá.
Confira os nomes do secretariado já confirmados por Taques:
Casa Civil – Paulo Zamar Taques
Planejamento – Marcos Marrafon
Administração – Júlio Modesto
Fazenda – Paulo Brutolin
Comunicação – Jean Campos
Desenvolvimento Econômico – Seneri Paludo
Infraestrutura – Marcelo Duarte
Casa Militar – Cel. Antonio Ribeiro Leite
Saúde – Marco Aurélio Bertúlio Neves
Educação – Permínio Pinto Filho
Segurança – Mauro Zaque
Meio Ambiente – Ana Luíza Ávila Peterlini
Cidades – Eduardo Chiletto
Procuradoria-Geral do Estado – Patyck de Araújo Ayala
Gabinete de Projetos Estratégicos – Gustavo Oliveira
Gabinete de Desenvolvimento Regional – Eduardo Alves de Moura
Gabinete do Governo – José Arlindo de Oliveira Silva