Dar uma nova chance a um relacionamento que acabou e acreditar que "agora vai ser diferente" é uma roubada. Segundo estudo da Universidade da Flórida, voltar com um ex só causa estresse e tende a dar errado e gerar infelicidade para todos os envolvidos.
A pesquisa, realizada pela doutora em filosofia Amber Vennun, ouviu 979 jovens, com menos de 26 anos, por meio de questionário com perguntas sobre a duração e os hábitos do relacionamento, o nível de confiança no parceiro e outras características da relação.
A pesquisa concluiu que 40% dos entrevistados estavam em um relacionamento classificado como cíclico. “Pessoas em relações cíclicas se sentem muito mais inseguras. Elas não articulam de forma clara o que querem”, diz Amber na pesquisa.
Esses casais também têm a auto-estima mais baixa, são menos satisfeitos com o parceiro e confiam menos no relacionamento.
Segundo o estudo, apesar dos casais que “vão e voltam”teremrelacionamentos mais duradouros, eles tendem a ser mais impulsivos em momentos de decisão. Segundo a pesquisadora, casais que terminam e voltam antes de se casarem tendem a enfrentar uma separação litigiosa antes de o matrimônio completar três anos.
Já os que não vivem relações cíclicas costumam ser menos precipitados sobre decisões como morar junto, comprar um cachorro ou ter um filho.
Fonte: R7