As mulheres que começam a menstruar antes dos dez anos ou depois de 17 anos de idade têm mais risco de desenvolverem doença cardíaca, acidente vascular cerebral ou pressão arterial elevada. Esse foi o resultado de um estudo realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.
De acordo com Dexter Canoy, principal autor do estudo, o início do primeiro ciclo menstrual completo é um marcador da puberdade e do início das funções endócrinas relacionada à reprodução.
― Ainda não sabemos porque a idade da primeira menstruação está relacionada ao aumento do risco de desenvolver doenças vasculares.
Os pesquisadores estudaram dados de saúde de mais de um milhão de britânicas com idades entre 50 e 64 anos. Nos dados constavam o histórico médico, início do ciclo menstrual e os dados nacionais sobre as mortes e hospitalizações.
Aquelas que tiveram a primeira menstruação aos 13 anos, cerca de 25% do grupo, teve o menor risco de problemas cardíacos durante o estudo. As mulheres que relatarem ter tido a primeira menstruação aos dez anos, ou antes, tinham cerca de 27% mais chances de desenvolver doenças cardíacas.
David Dunger cientista clínico pediátrico da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirmou que esse estudo “é muito interessante, já que confirma estudos anteriores que ligavam a data da primeira menstruação com o risco de doença cardiovascular”.
Fonte: R7