O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, neste fim de ano, a Operação Especial “Papai Noel”, voltada para prevenção e proteção do consumidor quanto a produtos natalinos. Em Mato Grosso, a ação foi executada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande.
Ocorreram 71 ações de fiscalização, para contabilizar e verificar 5.605 brinquedos, 201 luminárias do tipo mangueiras natalinas e 890 luminárias do tipo pisca-pisca. Registrando um montante de 6.696 produtos verificados.
Do total, 6.521 produtos foram aprovados, cinco reprovados e 170 apreendidos. Segundo o coordenador de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Bento Bezerra, “os produtos reprovados são passiveis de correção e apresentaram pequenos riscos ao consumidor. Já os produtos apreendidos mostraram erros graves, os quais não há correção, oferecendo grandes riscos ao consumidor”.
Ainda de acordo com o coordenador, o Instituto realiza as fiscalizações rotineiras e os atendimentos de denúncias. “O consumidor deve ficar sempre atento!”, destaca. (com assessoria)