Foto: Ednei Rosa
Indicado pelo governador eleito Pedro Taques (PDT), para assumir a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Permínio Pinto (PSDB), qualificou como “um grande desafio” as mudanças necessárias e que pretende colocar em prática no ensino do estado. O ex-vereador de Cuiabá declarou que também pretende ter um bom relacionamento com os servidores da educação de Mato Grosso.
“Nós temos quase 40% dos alunos do quinto e do nono ano do ensino fundamental com a proficiência equivalente a alunos do primeiro ano, então há uma distorção muito grande. A qualidade do ensino de Mato Grosso é muito baixa, precisamos nos unir e pensar em montar uma equipe capaz de promover esta mudança”, declarou o novo secretário de educação.
Permínio ressaltou que terá uma atuação de respeito com os servidores da educação estadual, que durante os quatro anos do governo Silval Barbosa (PMDB) estiveram, por diversas vezes, paralisados. Em 2013 a educação de Mato Grosso passou por uma das mais longas greves da história, foram 63 dias sem aulas nas escolas de todo o estado.
“Não tem como nós avançarmos se não estivermos ao lado dos profissionais da educação. Esse diálogo será permanente”, prometeu o tucano.
Mudança de poder
A Seduc nos últimos anos sempre esteve nas mãos do Partido dos Trabalhadores (PT) e por isso os gestores estaduais – como o ex-governador Blairo Maggi (PR) e o atual governador, Silval Barbosa, receberam duras criticas.
Com a chegada de Taques ao Palácio Paiaguas, a educação será responsabilidade de outro grupo político, o do PSDB.
Permínio deu a entender que, diferente do que estava acontecendo, a equipe da secretaria será formada pelo próprio governador, seguindo o perfil técnico.
“Quem monta a equipe e quem a nomeia é o governador, mas é claro que haverá critérios para isso. Cumpriremos as determinações do Taques, é ele que comanda o governo do Estado”, esclareceu Permínio.
Servidores na expectativa
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes, declarou que a categoria está a disposição da nova equipe do governo estadual.
Na expectativa de ver atendidas todas as reivindicações dos servidores da educação, o sindicalista afirma que para o avança do Estado e primordial o investimento na educação, principalmente com o cumprimento das legislações que envolvem o setor.
“Esperamos que o novo governo tenha uma visão estratégica do Estado e veja que para o desenvolvimento de Mato Grosso é necessário o investimento na educação. Eles estão cientes das reivindicações da categoria, como por exemplo, o plano de carreira mais avançado para os servidores e investimento na estrutura das escolas. Mas, assim que o novo secretário tomar posse, nós vamos oficializar esse conjunto de solicitações”, afirmou o sindicalista.