Nacional

Praia do Flamengo, no RJ está contaminada por superbactéria

Bactéria produz enzima resistente a antibióticos que pode provocar infecções.
Praia é frequentada por banhistas e por pescadores na região.

 

Bactérias resistentes a grande parte dos antibióticos foram encontradas em um dos principais rios da cidade, o Carioca. Um dos locais contaminados fica próximo à Praia do Flamengo e é frequentado por diversos banhistas e pescadores. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15) por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

As bactérias encontradas produzem uma enzima chamada KPC—característica que impede que os remédios façam efeito contra elas. Em algumas pessoas, podem provocar males como infecção urinária e pulmonar.

A possibilidade de disseminação das bactérias produtoras de KPC para o ambiente já preocupa os cientistas há alguns anos. Em 2010, o Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do IOC publicou um artigo científico apontando a presença destas superbactérias no esgoto hospitalar carioca mesmo após o tratamento.

Foto: André Luiz Mello

Fonte: G1

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus