Cidades

Livro 44 chega às bancas no dia 16

Livro 44 é a obra que o jornalista Eduardo Gomes de Andrade escreveu em 244 páginas sobre fatos que ele julga importantes e interessantes, ocorridos na área mato-grossense remanescente após a divisão territorial para a criação de Mato Grosso do Sul.

O livro chegará a bancas e livrarias em Cuiabá no próximo dia 16, mas segundo o autor, não haverá lançamento. “Longe de mim o rótulo de escritor e, além disso, sou avesso a festas e solenidades”, justifica Eduardo Gomes, que prefere ser visto somente enquanto repórter com longa militância na imprensa mato-grossense.

A publicação não tem apoio de leis de incentivos culturais nem patrocínio e foi escrita nos meses de setembro a novembro deste ano, nos intervalos da rotina diária do autor. O livro é abrangente e seu marco temporal é 10 de maio de 1970, data em que seu autor, mineiro e oriundo de Minas Gerais, se encontrou com Mato Grosso pela primeira e nunca mais o deixou.

O autor admite que o livro não conseguiria falar ainda que superficialmente sobre os principais fatos no período de 44 anos a que ele se reporta. Por isso, centrou o texto sobre alguns pilares, a exemplo do agronegócio, transporte, questão indígena, setor mineral, Cuiabá e a divisão territorial. Nesse contexto inserem-se os novos municípios, que são apresentados por seus aspectos históricos, culturais e econômicos, mas sempre pela visão de sua gente, principalmente as figuras mais humildes e que são mantidas fora do noticiário. Os assuntos atravessam de um para outro tema e não sofrem engessamento cronológico.

Eduardo Gomes observa que não se trata de obra biográfica e que o livro não tem pretensão de se apresentar enquanto conteúdo histórico oficial nem como ferramenta estatística. Mesmo assim 44 reúne muitos números interessantes sobre aspectos populacionais, atividades econômicas, indicadores sociais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.