Cidades

Trincheira do Santa Rosa é liberada

Enfim, após quase dois anos de interrupções e dor de cabeça para os motoristas cuiabanos, o interior da trincheira Santa Rosa foi liberado nesta quarta-feira (10) para tráfego, a fim de desafogar a Avenida Miguel Sutil, melhorando o fluxo no sentido Despraiado – Várzea Grande e vice-versa, num trecho de 520 metros.

Porém, ainda não se trata de sua inauguração, pois há serviços por finalizar, dentre os reparos exigidos á época: a correção de rachaduras, problemas de drenagem no canteiro de obras, com situações de extravasamento pontual de água ou de esgoto.

Ou seja, o trecho só foi liberado com a autorização do Ministério Público Estadual (MPE), que setembro deste ano, o Estado, a empresa responsável pela obra – Camargo Campos S.A. Engenharia e Comércio – e o MPE assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que ficou estabelecido o prazo de 60 dias para cumprir essas exigências.

Relembrando, o TAC foi assinado após análises do inquérito civil instaurado com o propósito de apurar irregularidades nas obras da trincheira do Santa Rosa. Dentre elas havia questões relacionadas à segurança, também foram estabelecidas medidas para a correção de danos urbanísticos.

Portanto, ficou estabelecida a construção de calçada padrão, com largura suficiente para o trânsito de pessoas sem desníveis de qualquer natureza; faixa destinada à circulação de pedestres; instalação de piso tátil; rebaixamento do meio-fio com rampa acessível para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida; faixa para travessia de pedestres e arborização.

Quanto à segurança, o promotor de Justiça do MPE, Gerson Barbosa, responsável pela investigação, observou quanto a necessidade de um projeto de sinalização e segurança de trânsito para a trincheira Santa Rosa, em estrita observância às disposições do Conselho (Contran) e Departamento (Denatran) Nacional de Trânsito, além de outras aplicáveis, devidamente aprovado pelo órgão competente.

O promotor também sustenta que durante as investigações, foi constatado que o programa de estabilidade de encostas não foi executado na trincheira Santa Rosa.

A obra

Orçada no pacote de intervenções de travessia urbana, no valor de R$ 165 milhões, junto das Trincheiras Jurumirim/Trabalhadores e Verdão; os viadutos do Despraiado e da Dom Orlando Chaves e o Complexo Viário do Tijucal, a trincheira do Santa Rosa na verdade tinha prazo previsto de 365 dias de execução após o início das obras em junho de 2012.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.