Após denuncia de pesca predatória, no município de Indiavaí (367 km da capital), a equipe de fiscalização da Unidade Regional de Cáceres realizou a apreensão de 130 quilos de pescado irregular.
Com o apoio da Polícia Militar, a operação iniciou na última quinta-feira (27). O pescado foi apreendido no domingo (30), durante a vistoria de um freezer, no município de Figueirópolis d’Oeste (406 quilômetros de Cuiabá, na Região Oeste do Estado), próximo à usina da cidade.
Conforme confirmou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), após a vistoria, os fiscais constataram que existia no interior do freezer 15 unidades de peixes da espécie Dourado; três unidades de peixes da espécie Piraputanga; duas unidades de Curimba; um Tambaqui; um Pacu; um Pintado; três Cacharas e três Jurupoca. Também foram apreendidas uma tarrafa medindo 2m de altura; uma tarrafa de isca; uma rede de arrasto malha 16mm medindo 50m.
Segundo os fiscais, os peixes apreendidos apresentavam sinal de malha. Além de capturar peixe de espécie protegida por lei (Dourado), o infrator armazenava pescado sem a documentação exigida pela SEMA. O infrator foi conduzido à delegacia de Policia de Jauru.
Balanço
Desde o início do ano de 2014 até agora, a equipe de fiscalização da DUD de Cáceres apreendeu um total de 323 kg de pescado irregular. No período proibitivo 2014-2015 já foram apreendidos 167 kg de pescado.
A piracema em Mato Grosso começou no dia 01 de novembro e vai até 28 de fevereiro nos rios da bacia hidrográfica do Araguaia-Tocantins. Já na bacia hidrográfica dos rios Paraguai e Amazonas, a proibição teve inicio no dia 05 de novembro de 2014, se estendendo também até o dia 28 de fevereiro de 2015. Nesse período está proibida a pesca nos rios de Mato Grosso, inclusive na modalidade pesque e solte, para que os peixes possam reproduzir e façam a desova rios acima. (com assessoria)