Na manhã desta terça-feira (02), a Polícia Federal do estado do Paraná com o poio da Receita Federal deflagrou a operação ‘Denarius’ (dinheiro em latim), destinada a desarticular uma organização criminosa com base em Umuarama (PR), especializada no tráfico internacional de drogas.
São cumpridos 13 mandados de prisões em seis estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo. No total, são 180 agentes da PF envolvidos na operação.
Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos 16 mandados de condução coercitiva e 39 de busca e apreensão. Também foram bloqueados bens avaliados em R$ 60 milhões, entre fazendas, casas e até prédios comerciais.
A ação da organização investigada consistia em adquirir cocaína do Peru e da Bolívia e envia-la para o Brasil e, posteriormente, para a Europa.
Em Mato Grosso a ação da PF se concentra no município de Alta Floresta (800 km da capital). Ordens judiciais também estão sendo cumpridas em Itaúba, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte.
Conforme informações da PF, as investigações começaram em fevereiro deste ano quando uma pecuarista de Umuarama, no noroeste do Paraná, foi identificada ao receber um grande carregamento de cocaína. A droga chegava camuflada em cargas de madeira de casas pré-fabricadas. Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão narcotráfico e lavagem de dinheiro.