Internacional

Roteiro de renas é ocultado para evitar intervenções ativistas

Proprietários da rena britânicos estão tentando manter os locais onde elas serão exibidas até o Natal em segredo para evitar a intervenção de ativistas dos direitos dos animais. A iniciativa usrigiu depois que o grupo PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, em português) condenou o desfile dos cervídeos.

Um dos maiores centros fornecedores de renas, o Cairngorm Reindeer Herd, de Aviemore, na Inglaterra, que fornece renas para desfiles festivos do país há décadas, foi um dos que mudaram a estratégia. O PETA enviou centenas de cartas para autoridades locais pedindo a probição do uso dos animais nos eventos.

Numa tentativa de evitar qualquer surpresa ou ruptura da tradição, a grupo fornecedor de renas pediu aos fãs em sua página do Facebook para não se referir aos locais de trabalho na rede social:

“Podemos pedir a todos vocês não para não mencionar quaisquer locais nossos desfiles de Natal aqui no Facebook, já que não queremos que nenhum de seus organizadores seja alvo de organizações de direitos dos animas. Sabemos que nossas renas são muito felizes e bem tratadas em seu trabalho — caso contrário, não iríamos levá-las para os desfiles — porque somos nós aqueles que trabalham com eles dia sim, dia não, e as conhecemos extremamente bem”.

Um dos sócios do grupo também comentou o assunto:

“Acreditamos que os manifestantes estão com o objetivo de fazer ações nos locais para nos impedir de fazer os eventos. É possível também que eles contatem os oganizadores dos concursos e coloquem pressão para que eles parem de contratar os animais. A rena leva alegria, mas agora não conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel para passar por isso”.

O comunicado foi compartilhado no dia 1º de novembro, e não está mais na página. Em novembro, a PETA publicou uma carta condenando o uso das renas em eventos natalinos e planejam fiscalizar os cativeiros de renas na Inglaterra e na Escandinávia. Um porta-voz da PETA, Kirsty Henderson, expôs o motivo de a organização lutar contra o uso dos animais:

“Um centro comercial cheio de compradores barulhentos, luzes brilhantes e crianças superanimadas é um ambiente totalmente inadequado para renas ou quaisquer outros animais. Eles pertencem às regiões árticas e subárticas do mundo”.

Extra 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que