O arquiteto e urbanista Eduardo Chiletto será o secretário de Cidades e Desenvolvimento Regional no futuro governo de Pedro Taques (PDT). Ainda não é certo, mas a Pasta deverá abrigar as atuais secretarias de Turismo e Cultura, na reforma pretendida pelo pedetista.
O futuro secretário é proprietário da Chiletto Consultoria e Projetos. É graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, tem mestrado em Física e Meio Ambiente pela UFMT e doutorado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela USP.
A opção por Chiletto segue a lógica definida por Pedro Taques para compor seu governo: escolher nomes técnicos. Além do currículo acadêmico, Chiletto tem experiência em urbanismo, mais precisamente na área de planejamento urbano.
A reportagem levantou ainda que o ex-secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, deverá ser nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Pasta tende a ser uma das mais poderosas do novo governo, pois reunirá a atual Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).
A definição surpreende, já que o mais cotado para assumir esta Pasta era o empresário e diretor da Fiemt Gustavo Oliveira. Conforme apurado pelo Diário, Oliveira deverá ser nomeado para a chefia da Casa Civil. A partir de agora, Pedro Taques tentará definir nomes para quatro pastas das mais importantes em seu governo: Educação, Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
As três primeiras foram citadas durante sua campanha como prioritárias, e nas quais não abriria mão de colocar pessoas da sua absoluta confiança.
Diário de Cuiabá