Nacional

Outubro tem fechamento de vagas com carteira

O Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou pior saldo de empregos para meses de outubro desde 1999, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho (MTE) nesta sexta-feira (14).

O saldo foi negativo em 30.283 vagas, resultado de 1.718.373 admissões e 1.748.656 demissões.  No acumulado do ano foram criados 912.287 empregos.

Com relação a outubro de 2013, quando foram criados 94.893 empregos, o saldo caiu 68%.

Os dados referem-se ao saldo entre admissões e demissões sem ajuste, ou seja, sem as informações enviadas pelas empresas fora do prazo.

O saldo negativo do mês foi puxado pela perda de postos na construção civil (-33.556), agricultura (-19.624) e indústria de transformação (-11.849). Enquanto isso, comércio (32.771 postos) e serviços (2.433) tiveram saldo positivo.

Ministro culpa seca em SP e incertezas com eleições

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, em Salvador, onde os dados foram divulgados, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, afirmou que o resultado de outubro foi inesperado. Ele atribuiu o saldo negativo à estiagem em São Paulo e às incertezas geradas pelo período eleitoral.

"Foi inesperado. Tradicionalmente, quedas só são verificadas em dezembro, quando as demissões são mais fortes. O período eleitoral inibiu, muita gente deixou de fazer investimento para esperar passar a eleição. A seca em São Paulo também afetou negativamente o emprego", afirmou.

Governo fala em reduzir meta do ano

Com isso, o ministro estima que a geração total de emprego neste ano possa ficar abaixo da estimativa do ministério, de 1 milhão de vagas.

"É provável que tenhamos uma geração menor que um milhão de empregos este ano", disse.

Uol

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus