Jogador do Shakhtar Donetsk há 11 aos e nascido em um país que também viveu guerras por questões políticas, o croata Darijo Srna decidiu fazer sua parte para ajudar as crianças da zona de conflito na Ucrânia. O capitão do time ucraniano enviou 20 toneladas de tangerina para Donetsk e a região de Donbass.
– Quando era criança, na Croácia, eu também passei por um período em que precisei de ajuda. É muito importante haver pessoas que apoiem você em situações difíceis. Donbass e Donetsk me deram muito. E estas tangerinas são apenas um pequeno presente que eu posso dar. Eu respeito muito Donetsk. Esta é a minha cidade. A cidade na qual eu vivo há 11 anos, na qual cresci como futebolista e como pessoa. Os meus pais, o clube e o presidente do Shakhtar Donetsk me ensinaram que em uma situação difícil você precisa ajudar as pessoas! Esse é agora o meu princípio de vida – afirmou Srna.
As tangerinas foram compradas em Metkovic, cidade onde nasceu o croata. Nesta terça-feira, os primeiros distritos começaram a receber as frutas, que atenderão 23.143 crianças. Além das tangerinas, Srna também enviou cartões para cada criança.
– A ideia nasceu há muito tempo. Eu pedi apenas que me ajudassem com a logística do transporte das tangerinas da Croácia para Donetsk. Não faça isto para que dizerem: "Muito bem, Darijo!". Faço de coração e de alma. Vou tentar apoiar todos aqueles que necessitam. Quantos mais, melhor – declarou o jogador.
Globo Esporte