Mundo Tecnológico

Testamos o Dell Chromebox, computador superportátil com desempenh

O Dell Chromebox é ideal para quem vive conectado. O minicomputador, que roda Chrome OS, tem três versões: duas mais simples com processadores diferentes e outra focada em videoconferência. O TechTudo testou o modelo mais barato durante o Dell World, evento que acontece em Austin, no Texas, e você descobre todas as impressões a seguir.

Imagine ter um computador portátil, poderoso e sempre online. Essa é a proposta básica do Chromebox. Por fora, não há nada impressionante. O design do aparelho é bem simples, composto apenas pela marca da Dell e do Chrome. Com 530,7 g, o dispositivo é bem leve e é possível trocá-lo de lugar facilmente. No entanto, ao contrário do visual, o seu desempenho é de um "pequeno notável". 

O modelo mais em conta possui o processador Intel Celeron com 2 GB de RAM e tudo roda maravilhosamente bem. Ele é muitíssimo rápido: você aperta o botão para ligar e o sistema inicia em questão de segundos. É só piscar os olhos e o Google Chrome está lá, sem longos carregamentos ou engasgos. Mesmo com várias páginas abertas, não notamos qualquer tipo de lentidão. 

A interface é bem simples e quase tudo roda na nuvem. Há uma espécie de menu Iniciar com os aplicativos do Google. Chrome Web Store, YouTube, Gmail, Google Drive, Google Maps, Google+, Hangouts: tudo está lá, a um clique de distância. Na loja do Chrome, ainda é possível baixar milhares de apps de graça.

O computador acompanha um SSD de 16 GB, mas sua memória pode ser expandida via cartão microSD. No quesito conectividade, o gadget é equipado com Wi-Fi, Bluetooth, quatro USB 3.0, uma HDMI e uma DisplayPort. 

Uma outra vantagem do sistema é ser atualizado automaticamente com as últimas correções de segurança. Além disso, todos os seus aplicativos e arquivos são armazenados com segurança na nuvem. A vantagem é que não há necessidade de hardware volumosos ou dispositivos de armazenamento extra.

Mesmo com todos os pontos positivos, ainda há a limitação de ser Chrome OS. Nele, praticamente tudo é feito online. Sem Internet, o Chromebox apenas quebra um galho com funções mais básicas, como usar o Google Docs. Se o seu intuito é ter uma máquina para uso simples, como navegar na Internet e textos, o aparelho deve ser considerado. O Dell Chromebox já está disponível no Brasil e sua versão mais simples custa R$ 999. Durante a compra, você também pode acrescentar o monitor, o mouse e o teclado no pacote.

Além desta versão, ainda existe uma outra mais completa, com processador Intel Core i3 e 4 GB de RAM por R$ 1.615. O terceiro modelo é o Dell Chromebox for meetings, com chip Core i7, próprio para reuniões virtuais. Com ele, é possível fazer videoconferências com até 15 pessoas simultaneamente no Google Hangouts.

Tech Tudo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados