Política

Menos de 50% dos candidatos apresentam contas de campanha

Da Redação

Do total de 463 candidatos que disputaram o pleito eleitoral deste ano em Mato Grosso, apenas 216 apresentaram a prestação de contas de campanha. Os números são referentes ao último relatório emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), às 17, da última terça-feira (5). 

O horário limite para entrega de documentos ao TRE terminou às 19 horas de ontem. A prestação de contas era obrigatória tanto aos candidatos, como aos partidos políticos e comitês financeiros.

De acordo com relatório emitido pelo TRE, apenas dois dos seis candidatos ao Governo do Estado haviam entregue a documentação. Entre os sete candidatos a senador, cinco fizeram a prestação de contas. 

Dos 113 deputados federais que disputaram as eleições, 55 prestaram contas até o momento. Com relação ao cargo de deputado estadual, 154 dos 337 candidatos entregaram a documentação exigida.

Diplomação em risco 

Os candidatos que não prestarem as contas da campanha ficarão sem quitação eleitoral, o que compromete, inclusive, possíveis candidaturas em eleições futuras. No caso dos eleitos, a prestação de contas é condição fundamental para a diplomação. 

“As contas dos eleitos devem ser julgadas até oito dias antes da diplomação. Quem não entregar os documentos com as arrecadações e os gastos da campanha pode não ser diplomado”, alerta o coordenador de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT, Daniel Taurines.

As prestações de contas finais somente serão consideradas recebidas pela Justiça Eleitoral quando for emitido o extrato da prestação de contas pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), ao final do processo de envio, e quando os prestadores de contas entregarem os documentos exigidos até o fechamento do protocolo dos órgãos da Justiça Eleitoral, nos termos do art. 40, inciso I, da Resolução-TSE nº 23.406/2014. (com assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões