No GP dos EUA do último domingo, Felipe Massa teve uma boa chance para subir ao pódio pela segunda vez na temporada. Partindo do 4º lugar no grid, o brasileiro ultrapassou o companheiro de Williams, Valtteri Bottas, na largada e caminhava com firmeza para um terceiro lugar. Mas na segunda rodada de parada nos boxes, Massa e equipe foram surpreendidos por Daniel Ricciardo, que ganhou a posição e fechou o pódio, atrás das Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Após a corrida, Felipe Massa creditou a perda do pódio a um pit stop lento. O piloto revelou que a demora foi em razão a um problema na fixação de uma das rodas durante a parada.
Além disso, dois outros fatores podem ter contribuído para a Williams deixar de subir ao pódio em Austin. Um deles foi que, na segunda rodada de paradas, a equipe chamou Bottas antes de Massa, deixando de privilegiar o piloto que estava na frente, como é de costume nas estratégias das equipes. Quando o brasileiro deixou aos boxes, retornou atrás de Ricciardo, que havia parado uma volta antes. Outro foi a escolha dos jogos de pneus. A dupla da Williams correu com macios/macios/médios, enquanto a maioria dos outros competidores, incluindo australiano da RBR, usou macios/médios/médios.
Chefe de engenharia e performance da Williams, Rob Smedley admitiu que a tática da equipe não foi eficiente e prometeu fazer uma análise aprofundada da prova para que o erro não se repita mais.- Estamos um pouco desapontados por termos perdido posições em relação à largada, mas no fim, Ricciardo foi mais rápido do que nós e fez uma boa corrida. Precisamos analisar nossa estratégia, já que nossa escolha de pit stops permitiu a RBR nos passar à frente e pegar o pódio. Vamos ir embora e analisar o que poderíamos ter feito de diferente para isso não se repetir da próxima vez. Precisamos ver porque chegamos com a suposição errada dos pneus – analisou o dirigente.
Além da estratégia, Smedley acredita que algumas "pequenas coisas" influenciaram para Ricciardo aparecer na frente de Massa após o segundo pit stop do brasileiro.- Na segunda parada pensávamos que tínhamos uma margem razoável para Daniel, que era de cerca de 2s5 segundos, quando ele parou. Mas um monte de pequenas coisas foram contra nós: o terceiro setor na volta de entrada nos boxes não foi perfeito, perdemos um segundo no próprio pit stop, e o carro dele girou em falso na saída do pit lane. Tudo isso culminou em uma margem de 2s5 segundos que foi embora de repente – completou.
Depois de lamentar inicialmente a perda do pódio, Felipe Massa minimizou o erro da equipe nos boxes.
– Essas coisas acontecem. O time tem trabalhado em alto nível nos pit stops nesta temporada, então devemos seguir em frente após esse episódio – relativizou o brasileiro."Seria ingênuo da minha parte dizer que não está decepcionado começando terceiro e quarto e terminando em quarto e quinto – que caiu cinco pontos como um time para que ele não fosse exatamente conforme o planejado", disse Smedley.
"Na segunda parada pensávamos que tínhamos uma margem razoável de Daniel, que era de cerca de 2,5 segundos, quando ele sem caroço. "Mas um monte de pequenas coisas que iam contra nós: o terceiro setor do no-colo não era perfeito, o próprio pitstop perdemos um segundo, e nós tivemos um monte de wheelspin ficar longe do pitstop. "Tudo isso culmina em uma margem de 2,5 segundos ido de repente."
Com os 15 pontos marcados com a quarta colocação, Massa subiu para a 8ª colocação do Mundial de Pilotos, deixando Nico Hulkenberg (Force India) para trás. Após o fim da corrida em Austin, o paulista arruma as malas para São Paulo para o GP do Brasil, que será disputado no próximo fim de semana, de 7 a 9 de novembro.
G1