Opinião

O que é COACHING mesmo?

Devido ao grande sucesso do coaching, algumas pessoas têm me perguntado: mas o que é coaching mesmo? Seguem abaixo trechos de um artigo que gosto muito, escrito pelas coaches Dorothy Irigaray Coelho e Alessandra Markenfeldt:

“Coaching, razão, emoção e ação. Sempre que as pessoas nos perguntam ‘o que é coaching?’, ficamos diante do desafio de fornecer uma resposta que não seja complexa demais a ponto de dificultar e desestimular a atenção e o interesse, nem simplista demais que possa levar a uma percepção limitada e superficial a respeito do assunto. … Coaching é um processo de reorganização e reestruturação do pensamento que leva o indivíduo a escolhas mais produtivas e satisfatórias para a própria vida. É um processo de aprendizado contínuo e completo no sentido de aliar os três aspectos fundamentais do comportamento: razão, emoção e ação. O coaching trabalha com especificação de foco, identificação e aplicação de estratégias para buscá-lo. … O processo de coaching apresenta técnicas estruturadas que direcionam e viabilizam esta descoberta de respostas, tem uma forte sustentação teórico-prática e toda sua metodologia está embasada no construtivismo e na neurociência. Seus resultados podem ser mensurados dentro do processo e o cliente identifica claramente a evolução durante o desenvolvimento do trabalho”.

 Elas salientam também um dos grandes presentes do coaching:

 “… o coaching busca gerar crescimento com autonomia ao invés de dependência, por isso o aconselhamento não é – e não pode jamais ser – parte do processo. O nosso coachee (quem passa pelo processo de coaching) é capaz de gerar suas próprias respostas e encontar seus melhores caminhos, nós coaches (quem conduz o processo) funcionaremos como verdadeiras bússolas humanas: o auxiliaremos a encontrar SEU melhor rumo, mas não precisaremos lhe dizer qual o melhor caminho, ele saberá escolher e trilhar. Apesar de a maioria não ter consciência disso quando inicia o processo, logo descobre que tem as respostas e que é capaz de produzir muito mais. Essa é a beleza do coaching: a conquista da autonomia com aumento significativo do bem-estar próprio e dos que o rodeiam”.

Iracema Borges

About Author

Iracema Irigaray N. Borges, mãe de três anjos, ama comer tudo com banana, coach pelo ICI-SP, senha em dar cursos na África, Índia, EUA, onde o destino a levar e semanalmente escreve a coluna Coaching no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do