A resolução de imagens em 5K está em alta nos últimos dias. O anúncio do novo iMac pela Apple teve muita repercussão e parece impressionar os mais entendidos. Mas afinal, o que significa ter uma tela Retina 5K e tecnologia IPS? Para deixar você por dentro do assunto e esclarecer dúvidas, o TechTudo explica termos e como funciona o display do aparelho.
O que é uma tela Retina?
A tela Retina tem esse nome por causa da retina do olho humano. A Apple usa a expressão para se referir a qualquer tela em que a qualidade de imagem seja tão boa que, a partir de uma determinada distância, o usuário não consiga ver seus pixels.
Não há uma resolução padrão para telas Retina, pois essa propriedade varia de acordo com o tamanho do display. E, como a tecnologia está presente em vários produtos que dispõem de dimensões bem diferentes, como iPhone, iPad, Macbook e iMac, não há uma configuração exata.
O cálculo é realizado baseado na capacidade dos olhos humanos de distinguirem dois pontos que sejam separados por um minuto de arco (1/60 grau). Quanto maior a tela, menor a necessidade de uma densidade de pixels por polegada grande. Por isso, nos iPhones e iPods Touch, há uma densidade de 326 pontos por polegada (pop), contra 264 nos iPads.
O iMac 5K com tela Retina tem 218 pop, quase a mesma densidade do MacBook Pro com Retina: 220 ppp. Como a tela do novo computador "tudo em um" é enorme, com 27 polegadas, é possível ter uma qualidade de imagem acima da média mesmo com “poucos” pixels por polegada.
A resolução 5K
A resolução 5K é sete vezes melhor do que a HD. A tela do novo iMac oferece resolução de 5.120 x 2.880, com 14,7 milhões de pixels. Os displays em 4K contam com 8,8 milhões, enquanto os de alta definição tradicionais têm somente 2 milhões. A diferença, nos números, é enorme, mas e na prática?
Segundo especialistas, a mudança de resolução pode ser percebida pelo olho, mas não de qualquer forma. Tudo dependerá do ângulo de visão. De acordo com o oftalmologista Paulo Schoer, da Unifesp, a resolução máxima da visão é de 576 megapixels, baseando-se num ângulo de 120 graus.
Para as telas com resolução acima do Full HD, nota-se a melhoria quando se está bem próximo. Em televisões, talvez não seja tão relevante, pois o usuário se posiciona a uma distância que pode ser relativamente grande dela. Para o iMac, no entanto, como o usuário fica perto e com os olhos grudados na tela, a diferença pode parecer maior.
IPS
A tela do novo iMac é feita com tecnologia IPS, que também ajuda a tornar sua qualidade ainda melhor. O IPS (In-plane switching) é um recurso de cristal líquido TFT (transistor de película fina), adotado em displays de LCD. Com ele, a imagem é alinhada horizontalmente, enquanto os aparelhos tradicionais alinham os cristais líquidos pelo pólo vertical.
O que isso significa? Ele apresenta taxas de atualização maiores, de até 240 Hz, contra taxas de 60 e 75 Hz nos aparelhos “comuns”. Além disso, o ângulo de visão dos displays com IPS também é maior, com 18 graus a mais: 178 graus contra 160 graus dos básicos. Ou seja, não há perda de qualidade conforme o usuário muda de posição em relação à tela.
iMac Retina 5K
A junção dessas três propriedades — Retina, 5K e IPS — cria uma experiência visual muito diferenciada no novo iMac .Para garantir o desempenho, o computador tem chips gráficos AMD de alto desempenho com até 3,5 teraflops de potência.
Para quem trabalha com projetos gráficos, edição de vídeos e imagens ou adora jogar e assistir a filmes com excelente qualidade de imagem, a novidade é muito bem-vinda. O novo recurso poderá ser muito útil também quando o 4K estiver mais popularizado em serviços online, como o Netflix, por exemplo.
Tech Tudo