Nacional

Receita Federal apreende mala com R$ 520 mil no aeroporto

A Receita Federal apreendeu uma mala, de 27 kg, com R$ 520 mil em dinheiro no Aeroporto Internacional de Viracopos. O passageiro voou de Aracaju (SE) com destino a uma cidade do Paraná, e fazia escala no terminal aéreo de Campinas (SP) quando foi abordado em uma inspeção de rotina. Segundo o órgão, o suspeito prestou depoimento e não conseguiu comprovar a origem do valor. Ele foi liberado, mas a Polícia Federal informou que vai abrir inquérito para investigar se a quantia é lícita.

Segundo o inspetor-chefe da alfândega de Viracopos, Antonio Andrade Leal, é incomum que passageiros carreguem essa quantia. "Foram pouco convincentes os argumentos que ele apresentou", afirmou. De acordo com Leal, o suspeito, de 30 anos, disse que era empresário, entretanto estava fora do mercado na ocasião. O caso ocorreu na sexta-feira (17).

Suspeita
Entre as justificativas apresentadas, segundo Leal, foi a de que o valor era resultado de economia de muitos anos. O passageiro prestou depoimento à Receita Federal das 6h de sexta-feira até o início da tarde e foi liberado para seguir viagem. Segundo o órgão federal, inicialmente o suspeito declarou que não havia nada na mala de mão e também deu informações incorretas sobre a quantia carregada, o que reforçou a suspeita sobre a origem do dinheiro.

Uma representação foi feita para o Ministério Público Federal (MPF) e o valor fica retido em uma conta administrativa, informou a Receita. De acordo com Leal, é preciso comprovar a origem dessa quantia. "Existe risco de lavagem de dinheiro", afirmou o inspetor-chefe.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus