Nacional

Fogo é controlado no Parque da Serra do Cipó

O Instituto Chico Mendes informou neste domingo (19) que os focos de incêndio foram controlados na Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o órgão cerca de 7 mil hectares do parque nacional foram queimados pelo fogo, o que corresponde a pouco mais de 22% da área total.

De acordo com o analista ambiental do Parque Nacional da Serra do Cipó, Edward Elias Júnior, existe um foco localizado em uma Área de Preservação Ambiental (APA) no Morro da Pedreira, a cerca de 2 km de distância do parque.

Neste domingo, de acordo com o especialista, 65 pessoas trabalhavam para apagar o foco que fica localizado em uma área de difícil acesso.

Edward disse que dois aviões e um helicóptero ajudam no combate das chamas. Ainda segundo ele, os trabalhos devem ser encerrados às 18h.

Na tarde desta segunda-feira (20), novas imagens de satélites serão analisadas para verificar se o tamanho da área devastada pelo fogo aumentou.

Na sexta-feira

Na sexta-feira (17), após sobrevoar a Serra do Cipó, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, havia informado que a estimativa era que cerca de 10% da área do parque tivesse sido atingida. De acordo com o instituto, entretanto, a fumaça que encobria a região dificultava a análise das imagens de satélite, o que justifica a diferença entre o número estimado e medição oficial.

O fogo na Serra do Cipó começou no dia 10 de outubro, às margens da MG-010, e se alastrou por diversos pontos. De acordo com o órgão, na APA Morro da Pedreira , outros cerca de 7 mil hectares também foram queimados.

O combate das chamas na região é feito por brigadistas do Instituto Chico Mendes, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus