Cidades

Incêndio expõe fragilidade do Corpo de Bombeiros

Foto Camila Ribeiro/Daffiny Delgado 

O incêndio no edifício Sunset Boulevard, no bairro Araés, em Cuiabá, ocorrido na terça-feira, 14, reacendeu o questionamento quanto a uma eventual falha na estrutura do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. Foram mais de seis horas de trabalho somente para socorrer as vítimas que se encontravam no interior do prédio. Os militares encontraram dificuldades no  resgate de cerca de 10 moradores.

Entre os problemas estava a distância do edifício para a rua, o que dificultou o posicionamento do caminhão do Corpo de Bombeiros com a escada Magirus. Por conta da guarita e também do portão do prédio que tinha proteção com limite de altura, a escada acabou sendo colocada a uma longa distância, atingindo apenas o 13º andar da edificação com 23 lances. 

Os moradores que não conseguiram ser resgatados pela escada do caminhão de bombeiros saíram do prédio por meio da cesta no helicóptero da Polícia Militar (PM) e alguns, como um menino de aproximadamente seis anos e a bebê de 9 meses, desceram utilizando a técnica de rapel. O garoto desceu sozinho e a pequenina, carregada por um dos bombeiros. 

Sobre os problemas de estrutura e falta de equipamentos aparentemente visíveis, o tenente-coronel Silvio Bernardes dos Santos enalteceu o esforço dos cerca de 80 bombeiros que se deslocaram ao local. 

Conforme o responsável pelo setor de comunicação da instituição havia equipamentos suficiente para apenas os profissionais de plantão, mas devido a gravidade da situação, bombeiros de Várzea Grande, que realizavam trabalhos internos, e até mesmo, os que estavam de folga, se deslocaram para o bairro Araés. Fato inesperado, que acabou causando a falta de mascaras e cilindros de oxigênio, por exemplo.

Mesmo afirmando que para a ocasião a estrutura física da instituição era suficiente, o tenente destacou a necessidade do reforço, principalmente a contratação de mais homens. “O Corpo e Bombeiros tem 941 (militares) em todo o Estado, e nós temos que fazer o trabalho de 3.500. Essa situação de falta de estrutura é lógico que sempre irá existir, mas temos que nos sobrepor às dificuldades, e atuar a contento”, afirmou Santos.

Para amenizar esse déficit, mais 156 bombeiros serão convocados e treinados para, até julho de 2015, estarem a disposição da população no estado.

“Agora haverá inclusão, 156 bombeiros estão entrando a partir do dia 29. Mas eles passarão por treinamento, e só vão estar em condição de trabalhar efetivamente, em julho do ano que vem”, declarou o tenente. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.