Muita gente considera a dor um grande obstáculo para várias atividades do dia a dia, como a atividade física, por exemplo. O problema é que deixar os músculos, ossos e articulações parados por muito tempo pode fazer a dor piorar. Por isso, a atividade física bem orientada é uma grande aliada nesse problema, como alertou o médico do esporte Gustavo Magliocca No Bem Estar desta sexta-feira (17).
O exercício feito da maneira correta e com o acompanhamento adequado pode fortalecer, proteger e sustentar as articulações. Dessa maneira, o paciente pode evitar dores e até melhorar as que ele eventualmente já tenha.Isso acontece porque, quando a pessoa faz exercício, o corpo libera mais endorfina, que são substâncias "analgésicas", diminuindo a sensação de dor e gerando bem-estar, como explicou o neurologista Cláudio Correia.
É importante, no entanto, fazer um diagnóstico correto, como alertou o médico do esporte – saber se a dor é aguda ou crônica é o primeiro passo para entender as limitações da pessoa e fazer com que ela evolua na atividade física. No caso da dor crônica, o exercício como tratamento é ainda mais importante já que ela pode atrapalhar muito a qualidade de vida.
G1/BEM ESTAR