Circuito Cinema

Veja destaques da 38ª Mostra de cinama em SP

A 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira (16) e vai até 29 de outubro, com 331 filmes. Para você não se perder na programação, o G1 selecionou dez destaques. Entre eles, brasileiros premiados em festivais e produções estrangeiras favoritas ao Oscar 2015. Esta edição homenageia o cinema espanhol, com retrospectiva do diretor Pedro Almodóvar, exposição de fotografias de Luís Buñuel e apresentação especial da filmografia de Víctor Erice. A programação completa está no site do evento.

O diretor Marin Karmitz, fundador da produtora francesa MK2, e o cineasta japonês Noboru Nakamura também são lembrados. O centenário do personagem Carlitos, de Charles Chaplin, será comemorado com a exibição ao ar livre de "O circo", no auditório Ibirapuera, dia 1º de novembro. Os ingressos individuais, vendidos nos cinemas e pela internet com até quatro dias de antecedência, variam de R$ 9 (meia, de segunda a quinta) a R$ 20 (inteira, de sexta a domingo).

Vencedor de três prêmios no Festival do Rio deste ano, incluindo o Redentor de melhor filme de ficção, "Sangue azul", de Lírio Ferreira, é protagonizado por Daniel de Oliveira. O ator vive Zolah, estrela do circo Netuno. Ele teve uma infância problemática e por isso não consegue viveru uma vida normal. O elenco ainda tem Caroline Abras, Sandra Coverloni, Rômulo Braga, Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz e Paulo César Pereio.

Estrelado por Ricardo Darín e dirigido e roteirizado por Damián Szifrón, o filme argentino "Relatos selvagens" mostra seis histórias vividas por personagens à beira de perder o controle, incluindo motoristas destemperados e um homem que se revolta contra a burocracia. O drama é produzido por Pedro Almodóvar, homenageado desta edição da Mostra, e tem trilha sonora de Gustavo Santaolalla.

"Livre", de Jean-Marc Vallée (de "Clube de compras Dallas") tem roteiro de Nick Hornby e é inspirado no livro de memórias da escritora americana Cheryl Strayed. Ele é considerado um dos favoritos ao Oscar 2015. O drama tem Reese Witherspoon no papel de uma mulher que decide caminhar por milhares de quilômetros para superar o divórcio e a morte da mãe.

Baseado em fatos reais, "Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo", de Bennett Miller narra a trágica história do excêntrico multimilionário John du Pont. Para os Jogos Olímpicos de Seul em 1988, ele forma uma equipe para treinar os irmãos Mark e Dave Schultz, campeões olímpicos de luta. Mark Ruffalo e Channing Tatum estão no elenco, mas quem deve levar uma indicação ao Oscar 2015 é o ator Steve Carell.

Premiado no Festival de Paulínia, o filme pernambucano "A história da eternidade", do estreante em longa Camilo Cavalcante, traz três histórias simultâneas sobre o amor no sertão. Tem o ator Irandhir Santos no papel principal e música de Dominguinhos.

"Winter sleep", filme do diretor turco Nuri Bilge Ceylan ("Era uma vez na Anatólia"), venceu a Palma de Ouro e do Prêmio da Crítica no Festival de Cannes. No longa, Aydin administra um pequeno hotel com sua mulher Nihal, com quem tem uma relação turbulenta, e com sua irmã Necla, que ainda sofre com o recente divórcio. No inverno, com a neve cobrindo a paisagem da estepe, o hotel torna-se um refúgio, mas também o teatro dos seus conflitos.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Circuito Cinema

“Cowboys do Espaço” não é um grande filme, mas diverte

Não é impossível que venha a enfrentar a concorrência dos "Cowboys do Espaço" (HBO Family, 20h45, 12 anos), velhos candidatos
Circuito Cinema

Novo filme de Wagner Moura mostra pai em busca do filho desaparecido

O longa de estreia de Luciano Moura venceu o prêmio de melhor filme pelo voto popular no Festival do Rio