Cidades

Química, secador, chapinha, sol e poluição podem alterar o cabelo

O cabelo muda naturalmente ao longo dos anos, mas existem também alguns hábitos que podem causar alterações, como alertou o químico Celso Martins Jr. no Bem Estar desta quarta-feira (15). Produtos químicos, chapinhas, secadores, poluição, sol e até água são exemplos do que pode mudar a estrutura dos fios.A dica, portanto, é cuidar bem deles para evitar esses danos. Quem usa química, por exemplo, precisa fazer hidratação para evitar ressecamento; no caso do secador, é ideal também usar um produto para auxiliar no processo da escovação.

Já a chapinha não deve ser usada todos os dias, apenas em ocasiões especiais, porque o excesso de temperatura e a proximidade com o cabelo podem levar a um desgaste. Outra dica é não deixar o fio molhado por muito tempo, já que a água pode torná-lo mais elástico, facilitando a quebra. Por último, ele alertou para os riscos do sol e da poluição, que podem acelerar o processo de envelhecimento dos fios.

A dermatologista Márcia Purceli acrescentou que a raiz também pode sofrer alterações, mas por outros motivos, como mudanças hormonais, anemia, gravidez, síndrome dos ovários policísticos ou ainda hipotireoidismo. Para melhorar o aspecto dos fios, a dica é cortá-los a cada 3 meses, principalmente quem tem o cabelo comprido.

A médica alerta que isso não altera o corte: como o cabelo cresce cerca de 1 centímetro ao mês, em 3 meses, ele cresce 3 centímetros; ou seja, se a pessoa tirar apenas 1 centímetro nesse período, o cabelo ainda terá crescido 2. Existem inclusive tipos diferentes de cortes, como os feitos com água, com os fios ainda pingando; com vento ou ainda com fogo, em que uma vela tira as pontas duplas e desidratadas, como mostraram as reportagens da Ana Brito.

Por último, o químico Celso Martins Jr. falou sobre substâncias boas para o cabelo – para quem quer hidratar, a dica é procurar produtos com  cacau, óleo de coco, abacate, leite ou óleo de argan; já para quem quer fortalecer, os produtos precisam ter guaraná, mamão, aloe vera, tomate, pitanga ou também óleo de argan.

G1/BEM ESTAR

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.