Esportes

Em Sochi, pilotos mostram abatimento por Bianchi, após “pior corrida da vida”

A Fórmula 1 chegou a Sochi para o primeiro GP da história da Rússia, mas a mente dos pilotos ainda segue em Suzuka, no Japão, que no último domingo foi palco do gravíssimo acidente de Jules Bianchi, que encontra-se em estado crítico desde então. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, os competidores se mostraram abatidos e se emocionaram ao falar sobre a dura missão de prosseguir com a disputa enquanto o francês de 25 anos permanece internado no Centro Médico Geral de Mie, em Yokkaichi. O brasileiro Felipe Massa classificou a etapa anterior como "a pior corrida" de sua vida. 

– Foi a pior corrida da minha vida. Foi uma corrida muito ruim, pior do que a do meu acidente na Hungria, em 2009, porque não me lembro. É tão difícil estar pensando em Bianchi a todo momento. É um fim de semana muito duro. Vamos tentar correr e fazer o melhor que pudermos para ele e para sua família – emocionou-se Massa, que estabeleceu relação de amizade com Bianchi durante sua passagem pela Ferrari. O francês de 25 anos é integrante do programa de jovens pilotos da escuderia italiana desde 2009.

Também integrante de uma geração de pilotos que conviveu com poucos acidentes graves nas pistas da Fórmula 1, graças à revolução na segurança iniciada após a morte de Ayrton Senna, em 1994, Fernando Alonso ressaltou a dificuldade emocional que dará o tom da corrida deste fim de semana. O titular da Ferrari afirmou que os pilotos vão correr por Bianchi e disse que está orando pela recuperação do francês. 

– Agora estamos aqui, para mais um duro fim de semana. Emocionalmente é muito difícil. Estamos prontos para correr, para correr para ele. Nós vamos ser tão profissionais quanto pudermos, mas a minha mente está com ele neste momento. Eu estou orando por ele – afirmou o espanhol.

Adrian Sutil, que bateu no mesmo lugar de Bianchi, uma volta antes, era um dos mais abalados e não conseguiu segurar as lágrimas ao falar sobre o colega. O acidente de Bianchi foi agravado pelo fato de o francês ter se chocado violentamente contra o guindaste que fazia a remoção do carro do alemão.

– Foi chocante para mim e para todos nós. Temos que orar, isso é tudo que podemos fazer. Estamos esperando um notícia melhor. Agora estamos em Sochi, com uma nuvem cinza sobre nós. Vamos tentar ser profissionais e nos concentrarmos na corrida. Será bom para nos livrarmos um pouco deste estado de espírito, mas mesmo assim todos continuarão abalados. Meus pensamentos estão com Bianchi – disse o alemão da Sauber. 

Em Sochi, a Marussia monta dois carros para a corrida, mesmo sem poder contar com o piloto francês. Até como forma de homenagear o piloto, único a marcar pontos na história da equipe, o nome de Jules Bianchi aparece no topo de um dos lados da garagem do time. O piloto poderá ser substituído pelo americano Alexander Rossi, de 23 anos, um dos reservas do time. A definição oficial será anunciada nesta sexta-feira.

Fique ligado nos horários do GP da Rússia

Válida pela 16ª etapa da temporada, a corrida deste fim de semana marcará a estreia da Rússia no calendário da Fórmula 1. O palco será a cidade de Sochi, que sediou os Jogos Olímpicos de Inverno no início deste ano. O circuito, inclusive, foi construído em meio ao parque olímpico que concentrou as competições de diversas modalidades esportivas. 

Globo Esporte

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos